Um segmento de cerca de 30 metros da trilha no Parque Centenário, em Mogi das Cruzes, foi fechado ao público, conforme comunicado divulgado pela Prefeitura na segunda-feira (17). O motivo do fechamento é uma medida preventiva contra a febre maculosa, uma doença que levou à morte de quatro pessoas após um incidente em uma fazenda em Campinas em maio.
Não houve casos positivos da doença registrados no município.
O trecho bloqueado da trilha é uma área popular entre as capivaras, que tendem a se acomodar ali durante a noite. As capivaras são hospedeiras do carrapato-estrela, o vetor da febre maculosa.
A Prefeitura ressalta que o Centro de Controle de Zoonoses mantém um monitoramento constante dos animais e do local.
Últimas Notícias
- Shopping da área central de Mogi das Cruzes terá sessões de cinema para famílias com bebês; sessão de estreia é gratuita nesta terça (15)
- Fatec abre inscrições para vestibular com vagas em cursos superiores gratuitos em Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba e Mogi das Cruzes; veja como participar
- Vão durar pelo menos quatro meses: CPTM anuncia mais mudanças na Linha 11-Coral a partir desta quarta-feira (09); operação contará com ônibus PAESE e retorno da baldeação em Suzano
Segundo estatísticas do Centro de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, houve quatro casos de febre maculosa na região do Alto Tietê nos últimos três anos. Dois casos foram confirmados em Guararema (um em 2021 e outro em 2022), um caso em Mogi das Cruzes (em 2020), e um em Santa Isabel (em 2020).