A Operação Cata-Tranqueira da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana de Mogi das Cruzes estará atendendo quatro bairros no próximo sábado (22). Os bairros do Conjunto do Bosque, Jardim Santa Tereza, Jardim Esperança e Jardim Apolo serão beneficiados.
Moradores desses bairros são incentivados a deixar na calçada os itens que desejam descartar, na noite de sexta-feira (21) ou até as 7 horas da manhã de sábado (22). Esta operação semanal visa coletar materiais inservíveis que a população deseja descartar em um conjunto pré-determinado de bairros.
A coleta de pneus é um serviço adicional que ajuda a controlar a propagação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor dos vírus da Dengue, Zika e Chikungunya.
A Operação Cata-Tranqueira é vital para reduzir o risco de inundações na cidade, já que materiais descartados de forma inadequada podem obstruir o sistema de drenagem da cidade durante as chuvas.
Recentemente expandida para atender todas as regiões da cidade, a operação também é programada para as quartas-feiras ao longo do ano. Esta iniciativa auxilia os moradores que têm dificuldade em levar materiais para o Ecoponto mais próximo, além de contribuir para a preservação do meio ambiente.
A operação ocorre semanalmente, com uma duração média de sete dias, visando manter os bairros da cidade em boas condições durante todo o ano.
Mais informações a respeito da programação da Operação Cata Tranqueira podem ser acessadas no portal da Prefeitura, através do link (https://www.mogidascruzes.sp.gov.br/servico/obras-e-servicos-urbanos/operacao-cata-tranqueira), assim como do Mutirão Cidade Bonita (https://www.mogidascruzes.sp.gov.br/servico/obras-e-servicos-urbanos/mutirao-cidade-bonita).





![Capacitação: Ferraz de Vasconcelos e Sebrae promovem curso gratuito para fortalecer o turismo e a economia criativa; veja detalhes Fundo Social recebe contribuição dos produtores e empreendedores da Vila da Uva Os produtores e empreendedores da Vila da Uva, do espaço destinado à venda de produtos durante a 41ª Festa da Uva Fina de Ferraz de Vasconcelos, entregaram na tarde desta quarta-feira (22) uma contribuição ao Fundo Social de Solidariedade como forma de colaborar nas causas sociais do município e ajudar as famílias mais vulneráveis. A coordenadora do Fundo Social, Silvana Santos, recebeu os expositores que, acompanhados pela coordenadora da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Érika Esteves Mellem, realizaram a ação social. Eles ressaltaram que, em outras prefeituras e cidades, os expositores precisam pagar para participarem da festa, mas no caso da Prefeitura de Ferraz, foi … [12:04, 23/10/2025] +55 11 95838-9409: Ferraz de Vasconcelos e Sebrae](https://hojediario.com/wp-content/uploads/2025/10/Capa-Rebranding-2025-10-23T143855.762-300x169.jpg)






















