O Procon de Suzano integra um mutirão para renegociação de dívidas, chamado “Renegocia!”, realizado pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon).
A iniciativa visa ajudar os moradores que necessitam de apoio para evitar ou solucionar o superendividamento, promovendo atendimentos especiais para consumidores com todos os tipos de dívidas, exceto pensão alimentícia, contratos de crédito com garantia real, financiamentos imobiliários e crédito rural.
Os interessados em resolver situações financeiras podem comparecer ao Procon de Suzano, localizado na rua Baruel, número 126, na área central, das 8 às 17 horas. Para o atendimento, é necessária a apresentação de documentos que comprovem as dívidas, como os relacionados ao Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) ou Serasa, comprovantes de débitos de cartões e cartas de cobranças, entre outros.
Últimas Notícias
- 18 de abril, Dia Nacional do Livro Infantil: conheça grandes autores infantis de Suzano e Mogi das Cruzes
- Suzano Vôlei elimina o Itambé Minas fora de casa e avança à semifinal da Superliga Masculina na noite desta quarta (16)
- Advogado João Neto, famoso nas redes sociais, é preso por violência doméstica
Segundo o Ministério da Justiça e Segurança Pública, responsável pela ação, o objetivo do mutirão é atender consumidores com dívidas diversas, não apenas bancárias, incluindo dívidas com lojas, contas de consumo como água e luz, entre outras. A intenção é auxiliar na recuperação de crédito e oferecer melhores condições para a realização dos pagamentos.
Os Procons participantes irão fornecer informações sobre o número de endividados e superendividados no Brasil, contribuindo para um levantamento nacional. Estas categorias englobam o “consumidor que deseja negociar dívidas e possui condições de pagá-las sem sacrificar seu mínimo existencial” e “o consumidor de boa-fé que manifesta a impossibilidade de pagar a totalidade de suas dívidas de consumo sem comprometer seu mínimo existencial”, respectivamente.
Os dados coletados entre os dias 24 de julho e 11 de agosto de 2023, incluindo o número de atendimentos, valor das dívidas, percentual de negociações bem-sucedidas e credores com maior índice de negociação, entre outros, serão utilizados para estudos de possíveis políticas públicas relativas ao tema.
Para maiores esclarecimentos, os munícipes podem entrar em contato através dos telefones (11) 4744-7322 e (11) 4744-7461, ou pelo e-mail [email protected]. O consumidor também pode acessar o site https://consumidor.gov.br para interagir com a empresa com a qual contraiu a dívida.