PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

“Bons Sonhos”, por Luci Bonini

Há, pelo menos, 200 anos nosso ciclo de acordar e dormir mudou muito. Com o advento da eletricidade podemos ficar acordados até mais tarde, trabalhar até mais tarde ou até mesmo a noite toda. Se por um lado isso é bom porque aproveitamos melhor a vida, por outro, dormimos menos, e consequentemente ficamos mais estressados.

A modernidade nos trouxe um ciclo circadiano, como é chamado nosso ciclo diário, diferente de nossos ancestrais. Ficamos acordados muito tempo e muitas pessoas têm dificuldades para dormir. Quando dormimos pouco, temos mais propensão ao estresse, à depressão e outras doenças de origem mental.

De acordo com o Portal R7 “os brasileiros compraram, em 2018, mais de 56,6 milhões de caixas de medicamentos para ansiedade e para dormir — cerca de 6.471 caixas vendidas por hora ou, aproximadamente, 1,4 bilhão de comprimidos em um ano.” É um número assustador. Isso antes da pandemia; imaginem como deve ter sido durante e depois dessa tragédia que afogou o mundo em diferentes formas de preocupação.

Em 2021, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a comercialização do “hormônio do sono”, a melatonina.

Encontrada nas farmácias, sem necessidade de receita, talvez seja uma melhor forma de se acalmar e ter uma noite de sono mais tranquila.

A melatonina é um hormônio que já é produzido naturalmente pelo nosso próprio organismo e auxilia a regular nosso “relógio biológico”. Ela pode ser encontrada também em alguns alimentos, e isso é muito interessante: Leite, algumas frutas como o abacaxi, a cereja, o kiwi, em certos grãos como o grão de bico, a aveia, outros alimentos como o mel, o famoso chá de camomila das vovós, em verduras como a couve, a alface, essa última também pode ser consumida em forma de chá, que dá uma noite de sono tranquilo. O maracujá, acredito, que seja o campeão para usos calmantes e melhoria da noite de sono.

Pesquisei nas redes sociais também, técnicas para dormir melhor, e encontrei músicas, orações e mantras para trazer uma noite de sono tranquila.

Como eu já tive distúrbios de sono, acredito que compartilhar melhores formas de passar a noite dormindo pode ser muito interessante. A insônia vem por uma série de fatores, mas o mais frequente são as preocupações financeiras e aquelas que dizem respeito à nossa saúde ou a daqueles que amamos.

Concluindo, antes de se entupir de remédios para dormir, pense numa das fórmulas mais naturais para ter uma noite de sono reconfortante e revigorante.

Bons sonhos!

(Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do HojeDiario.com)