A cidade de Poá, do Alto Tietê, foi classificada como a 10ª cidade mais segura do Brasil, segundo o anuário 2023 Cidades Mais Seguras do Brasil, feito pela MySide, uma empresa especializada em serviços e tecnologia com a missão de ajudar pessoas que buscam comprar um imóvel.
O ranking levou em conta dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e da Secretaria de Vigilância em saúde e Ambiente (SVSA), do Ministério da Saúde.
O indicador principal utilizado para classificar as cidades foi a quantidade de assassinatos por 100 mil habitantes. Para calcular o índice, foram analisados os dados dos 1,5 milhões de óbitos ocorridos em 2022 consolidados no Painel de Monitoramento da Mortalidade da SVSA. Por critérios da empresa, foram excluídos do ranking acima municípios com população inferior a 100 mil habitantes.
Após o levantamento, a lista de cidades mais seguras do Brasil ficou da seguinte forma:
- Jaraguá do Sul (SC) – 2,3 assassinatos;
- Salto (SP) – 3,1 assassinatos;
- Várzea Paulista (SP) – 3,5 assassinatos;
- Botucatu (SP) – 3,5 assassinatos;
- Indaiatuba (SP) – 3,5 assassinatos;
- Brusque (SC) – 3,5 assassinatos;
- Araraquara (SP) – 3,9 assassinatos;
- Votoratim (SP) – 4,5 assassinatos;
- Lavras (MG) – 4,8 assassinatos;
- Poá (SP) – 5,1 assassinatos.
Além de se destacar como única cidade do Alto Tietê entre as dez mais seguras do país, Poá ainda apareceu na lista estadual, como a sétima mais segura de São Paulo.
Na lista que leva em consideração somente os municípios paulistas, Poá ainda ficou a frente de Santa Bárbara d’Oeste (5,1); Atibaia (5,7); Bragança Paulista (6,2).
Para o delegado da Polícia Civil de Poá, Eliardo Jordão, tanto as ações preventivas quanto a parte de investigação da polícia é um dos fatores para essa alta colocação da cidade.
“Esse ranking é resultado de um ótimo trabalho da polícia, tanto na sua parte preventiva, como por meio da parte investigativa, por meio da polícia federal e civil”, destacou.












![Capacitação: Ferraz de Vasconcelos e Sebrae promovem curso gratuito para fortalecer o turismo e a economia criativa; veja detalhes Fundo Social recebe contribuição dos produtores e empreendedores da Vila da Uva Os produtores e empreendedores da Vila da Uva, do espaço destinado à venda de produtos durante a 41ª Festa da Uva Fina de Ferraz de Vasconcelos, entregaram na tarde desta quarta-feira (22) uma contribuição ao Fundo Social de Solidariedade como forma de colaborar nas causas sociais do município e ajudar as famílias mais vulneráveis. A coordenadora do Fundo Social, Silvana Santos, recebeu os expositores que, acompanhados pela coordenadora da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Érika Esteves Mellem, realizaram a ação social. Eles ressaltaram que, em outras prefeituras e cidades, os expositores precisam pagar para participarem da festa, mas no caso da Prefeitura de Ferraz, foi … [12:04, 23/10/2025] +55 11 95838-9409: Ferraz de Vasconcelos e Sebrae](https://hojediario.com/wp-content/uploads/2025/10/Capa-Rebranding-2025-10-23T143855.762-300x169.jpg)















