No mês de setembro é celebrado o “Setembro Verde”, que faz alusão à inclusão das pessoas com deficiência. No dia 29 de setembro, a Prefeitura de Suzano, junto com a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, e em parceria com o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência realizarão uma apresentação pública destacando os serviços oferecidos pela cidade para o atendimento deste público.
A pasta, por exemplo, oferece a orientação e o apoio necessário para garantir que a pessoa com deficiência moradora de Suzano possa ter acesso ao Benefício de Prestação Continuada (BPC), iniciativa do Governo Federal, que garante um salário mínimo para o cidadão que está em estado de vulnerabilidade social e impedidos de acessar o mercado de trabalho devido a sua deficiência.
Últimas Notícias
As orientações necessárias podem ser encontradas no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo da sua residência, onde os profissionais da pasta também realizarão o acompanhamento necessário.
Outro serviço oferecido pela Assistência Social suzanense é a emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA), que tem como objetivo identificar e facilitar o acesso aos serviços preferenciais voltados a pessoas com deficiência, garantindo prioridade no seu atendimento.
Para fazer a solicitação do documento, é necessário ir ao Centro Unificado de Serviços (Centrus) localizado na avenida Paulo Portela, número 210, e apresentar o RG, CPF, foto 3×4, comprovante de endereço, laudo médico da pessoa que apresenta esta condição e documento de identificação do responsável legal, quando for o caso. Todo o procedimento é gratuito e, após a solicitação, a requisição é aberta e dentro de aproximadamente dez dias o documento é emitido.
A pasta também oferece a Residência Inclusiva, que atende pessoas entre 18 e 59 anos que possuam baixa autonomia, promovendo trabalhos que possam ajudar no seu desenvolvimento social e pessoal. No local, são acolhidos munícipes com deficiência, ou em situação de dependência, que não disponham de condições de autossustentabilidade ou de retaguarda familiar.
O serviço garante sempre aos cidadãos ali presentes o direito à dignidade desde o acolhimento, além de oferecer serviços de qualidade nas áreas da higiene, acessibilidade, habitabilidade, segurança e conforto, além de buscar resgatar os vínculos familiares rompidos ou fragilizados, comunitários e sociais.
Outros serviços
Além disso, a Prefeitura de Suzano ainda dispõe de atividades especiais para este público no Centro de Convivência da Pessoa com Deficiência, que está localizado na avenida Antônio Marques Figueira, número 2.222, na Vila Figueira. É possível conseguir mais informações sobre os atendimentos pelo número (11) 4743-2589.
Um dos serviços também oferecidos ao público com deficiência, por meio do Serviço de Ação Social e Projetos Especiais (Saspe) e da Secretaria Municipal de Comunicação Pública, é a Central de Interpretação de Libras (CIL). O projeto, pioneiro no Alto Tietê, busca promover o acesso de deficientes auditivos e de pessoas surdas aos serviços públicos municipais com comunicação em Língua Brasileira de Sinais (Libras). A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 9 às 16 horas, e pode ser acionada por meio de agendamento prévio no formulário on-line disponível no link bit.ly/cilsuzano.