PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Suzano está finalizando um novo plano para reduzir a fila de espera para pequenas e médias cirurgias na cidade, segundo Pedro Ishi

A cidade de Suzano está em processo de finalização de um novo Plano de Cirurgia Municipal, conforme informado pelo secretário de Saúde, Pedro Ishi, durante uma audiência pública na Câmara Municipal de Vereadores, nesta semana.
O objetivo desse projeto é atenuar a fila de espera para pequenas e médias cirurgias na cidade, uma situação agravada em meio à pandemia do coronavírus (Covid-19).

Na audiência pública realizada na Câmara, foram trazidos à tona diversos assuntos relativos à saúde da cidade. Um deles tratou sobre a facilitação da comunicação entre familiares e pacientes da Santa Casa e do Pronto-Socorro Municipal. Ishi mencionou que, apesar das restrições da Lei Geral de Proteção de Dados, esforços serão feitos para melhorar esse diálogo.

Outra preocupação, levantada pela vereadora Gerice Lione, refere-se à disponibilidade de medicamentos nas unidades da rede. Ishi admitiu que certos medicamentos, em algumas situações, não estão disponíveis devido a fatores de mercado e demanda elevada. Entretanto, o objetivo da Prefeitura é manter a disponibilidade entre 85% e 92% dos medicamentos essenciais.

As condições estruturais e operacionais das unidades de saúde foram outro ponto abordado. Especificamente, o vereador Márcio Malt levantou a questão da Unidade de Saúde da Família do Jardim São José e a Unidade de Saúde da Família do Jardim do Lago. Ishi mencionou que ajustes estão sendo feitos para resolver essas questões, incluindo a potencial construção de uma nova unidade.

A Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde (Cross), que tem a função de direcionar pacientes para atendimentos hospitalares e ambulatoriais, também foi discutida.

Finalmente, Ishi ofereceu uma visão geral dos serviços de saúde de Suzano, apresentando dados que revelam que, de janeiro a agosto deste ano, mais de 2,5 milhões de procedimentos foram realizados, atendendo através dos 55 equipamentos de saúde disponíveis no município.