Meus amigos, hoje trago um tema muito importante que é a saúde financeira do seu negócio e do seu setor. Existem alguns métodos úteis para que você possa entender a dinâmica do seu meio e, de antemão, destaco que a principal dica é se manter atualizado e não deixar a movimentação financeira te deixar para trás. Dito isso, vamos aos caminhos para acompanhar o ritmo do meio financeiro, começando pelos indicadores de rentabilidade.
Pois bem, os indicadores de rentabilidade são métricas que apontam o retorno financeiro dos investimentos em uma empresa. De forma geral, uma das funções deles é analisar a presença ou ausência de lucro. Existem variadas formas de calcular a rentabilidade, sendo possível ampliar as perspectivas de formas diversas em relação ao progresso financeiro.
Últimas Notícias
Dentro disso, os principais indicadores são o Retorno Sobre Capital (ROE), que aponta o quanto a empresa ganha ou perde para cada real aplicado; o Retorno Sobre Investimentos (ROI), que registra a eficiência da gestão ao avaliar a quantidade de bens, créditos ou débitos que formam o patrimônio do negócio; e o Retorno Sobre Ativos (ROA), que revela a capacidade da empresa em gerar retorno a partir do total de ativos que ela possui, independentemente da origem.
Vale ressaltar que é preciso saber diferenciar a rentabilidade da lucratividade em si, pois esses conceitos e suas respectivas características, embora sejam bastante parecidos, possuem particularidades que os diferenciam de forma fundamental. À medida em que o primeiro termo é relacionado ao lucro obtido a partir da receita total arrecadada, o segundo corresponde ao investimento financeiro bruto.
Mas, como citei nos primeiros parágrafos, os indicadores pautam o momento e devem ser reavaliados de forma constante, afinal, os preços de mercadorias e de investimentos mudam e os resultados obtidos com o Produto Interno Bruto (PIB) sofrem alterações constantes, sendo estas variáveis que tornam a economia em uma espécie de gangorra, principalmente aqui no Brasil.
Portanto, lembre-se que para a sua empresa acompanhar este ritmo, é preciso se manter sempre de olho no mercado e no cenário financeiro para ter certeza de que o seu negócio está em vias de crescimento para que você possa tomar decisões adequadas em prol da sustentabilidade do seu serviço.
E, como dica final, reforço que se você estiver com dificuldades na parte financeira, não se afobe em decisões precipitadas. Procure um contador e trabalhe suas finanças com a consciência que difere os grandes empresários.
(Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do HojeDiario.com)