PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Dois jovens atletas de Taekwondo, moradores do Jardim São José, em Suzano, disputarão os Jogos Escolares Brasileiros

Dois jovens de Suzano, Ryan de Souza e Lucas Larentes, estarão no grupo de atletas de Taekwondo que representará o estado de São Paulo nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), sediado em Brasília, e um dos maiores eventos esportivos estudantis de todo o Brasil.
Ambos são moradores do bairro Jardim São José e alunos da Escola Estadual José Benedito Leite Bartholomei.
Ryan tem 14 anos, enquanto Lucas tem 12, e estudam artes marciais com o mestre Cleiton Cezar da Silva, da Academia Esporte Clube Fúria Suzano.

Os JEBs reúnem jovens de todos os estados brasileiros com equipes para 20 modalidades, sendo elas: atletismo, atletismo adaptado, badmínton, basquete, ciclismo, futsal, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, judô, karatê, natação, taekwondo; tênis de mesa; voleibol; vôlei de praia; wrestling [arte marcial]; xadrez; curling (esporte que lança pedras de granito o mais próximo possível de um alvo) e esgrima.  

A edição de 2023, segundo o Ministério do Esporte, é a maior da história dos JEBs. Foram mais de 6.714 inscritos entre estudantes-atletas, integrantes de comissões técnicas e dirigentes. A competição ocorre desde 28 de outubro e até 8 de novembro.

Por isso, mesmo os jovens de Suzano se animaram muito ao conseguirem sua classificação. Ryan se classificou na categoria acima de 65 kg e Lucas classificou na categoria até 37 kg.
Para participar do brasileiro estudantil, o atleta precisa ser campeão do Campeonato Estadual e somente eles ganham a vaga para representar o estado de São Paulo.

“Essa competição é como se fosse uma olimpíada escolar, pois também existem outras modalidades. O objetivo maior, além de descobrir novos atletas, é de conhecerem pessoas e culturas de outros estados”, destacou o mestre Cleiton.

O caminho foi de muito esforço, segundo o professor.
“O Ryan treina há quase um ano e percebemos que ele tinha um perfil para competição. Como seria o último ano que ele poderia participar dos jogos escolares, fizemos a inscrição dele e treinamos muito. Graças a Deus, ele foi campeão estadual escolar e ganhou a vaga para o Nacional, explicou.

Apesar de mais novo, a experiência de Lucas na academia é maior, tendo começado há dois anos lá, incentivado por sua mãe para que ele tivesse disciplina e controle da ansiedade.
“Quando ele completou 12 anos levamos ele nos jogos escolares estaduais e na sua primeira participação ele conseguiu ser campeão e garantir a vaga para o nacional”, contou.

Toda a viagem é custeada pelo Governo de São Paulo, desde passagens, hospedagens, alimentação e até mesmo os uniformes. Os jovens embarcam para Brasília junto ao mestre Cleiton nesta quarta-feira (1º).

Ao portal HojeDiario.com, Ryan contou que está muito ansioso, não somente para a competição, mas também porque essa será sua primeira viagem de avião.
“Estou muito feliz por saber que vou representar meu estado fazendo o que amo. Para mim será uma nova experiência, pois nunca viajei de avião, estou gostando bastante de saber que vou conhecer um novo lugar, conhecer novas pessoas, fazer novas amizades”, contou.

O seu grande desejo, porém, é voltar com a medalha no pescoço.
“Minha expectativa para o JEBs é trazer a medalha de ouro e o título para o estado de São Paulo”, continuou.

Lucas se disse feliz com a oportunidade dada pelo Governo de participar de uma competição nacional e mostrar seus talentos.
“Espero que os JEBs seja ótimos. Achei legal essa oportunidade que eles estão dando para os jovens lutarem e se divertirem. Eu estou muito feliz por estar representando a minha escola, o estado de São Paulo e, claro, a academia Fúria do Jardim São José”, disse.

A ansiedade do jovem também é para sua primeira viagem que faz para fora do estado.
“Eu nunca viajei de avião, é minha primeira vez e estou muito feliz e ansioso nesse momento de sair de São Paulo e viajar para Brasília”, contou.

O mestre Cleiton também falou ao portal HojeDiario.com e se mostrou muito orgulhoso de seus alunos e valorizou o papel do esporte na vida dos jovens.
“Estou muito orgulhoso, pois dos 10 atletas que se classificaram para representar o estado de São Paulo, dois são do bairro do Jardim São José, aqui em Suzano. Os bairros geralmente são carentes de esporte, lazer e cultura e infelizmente muitas crianças e jovens crescem sem a oportunidade de conhecer uma realidade diferente e, às vezes, por má influência, acabam escolhendo um caminho ruim”, disse.

“O esporte mostra o quanto é importante ter disciplina, respeito, foco, determinação em tudo o que fazemos. Esses jogos escolares são importantes, pois além de conhecerem outro estado, outras culturas e pessoas de todo o Brasil, eles aprendem desde cedo alguns valores e experiências que irão levar para a vida toda”, finalizou.