Na noite desta quinta-feira (23), um curto-circuito em postes de energia na rua Maria do Carmo Borges Lingeard, localizada no bairro Miguel Badra, em Suzano, causou apreensão entre os moradores e deixou parte da região sem eletricidade.
Moradores afirmam que a EDP, empresa concessionária responsável pelo fornecimento de energia, realizou manutenções nos postes recentemente, antes do ocorrido. No entanto, ainda não há informações sobre as causas do problema.
Últimas Notícias
- Prêmio Guará – Destaques do Ano: Denis Claudio é premiado pela conquista do futuro Centro de Apoio à Criança com Deficiência em Suzano
- Prêmio Guará – Destaques do Ano: Larissa Ashiuchi é premiada pelo número de projetos sociais realizados pela Prefeitura de Suzano por meio do Fundo Social em 2024
- Prêmio Guará – Destaques do Ano: Marcel da ONG é premiado por diversas conquistas em Suzano, em prol da causa animal no ano de 2024
Ao portal HojeDiario.com, a EDP enviou uma nota oficial onde disse que o caso foi registrado devido a um galho de árvore que atingiu a rede de energia. Também ressaltou que houve um aumento de 48,5% no número de ocorrências relacionadas a quedas de árvores e de galhos sobre a rede elétrica durante o ano de 2023.
A concessionária disse que a energia foi reestabelecida no local após duas horas.
Veja a nota oficial na íntegra:
A EDP informa que, na noite de quinta-feira (23), foi registrada uma ocorrência de cabo partido devido a um galho de árvore que atingiu a rede de energia. Equipes técnicas foram acionadas e se deslocaram até o local para isolar o risco e efetuar os reparos necessários. A energia foi restabelecida cerca de duas horas após o registro da ocorrência.
Galhos emaranhados e quedas de árvores sobre as redes elétricas são uma das maiores causas das ocorrências de falta de energia nas áreas de atuação da EDP. Para se ter uma ideia, em outubro deste ano em Suzano houve um aumento de 48,5% no número de ocorrências relacionadas a quedas de árvores e de galhos sobre a rede elétrica em comparação com o mesmo período do ano passado.
O serviço de manutenção e conservação da vegetação nas cidades é caracterizado como limpeza urbana e de responsabilidade dos governos municipais. Por isso, quando houver necessidade, a solicitação desse serviço deve ser realizada pela população diretamente ao órgão competente de cada cidade. Para árvores em espaços particulares, cabe ao proprietário a execução dos serviços com a devida chancela dos órgãos responsáveis.
Caso haja árvores ou galhos sobre as redes elétricas, por questões de segurança, a EDP é acionada pela prefeitura para o serviço de poda. Vale destacar que a Companhia também realiza, de forma contínua, o trabalho preventivo de poda de arvores que impactam o sistema elétrico, seguindo as regras técnicas e de meio ambiente, visando garantir a qualidade e segurança do fornecimento de energia aos clientes.
A EDP aproveita para reforçar as recomendações quanto à segurança, para que a população jamais se aproxime de cabos partidos ou de fios caídos. No caso de qualquer ocorrência com a rede elétrica, a EDP pode ser acionada por meio dos canais de atendimento:
- Site: www.edp.com.br
- Aplicativo EDP Online
- WhatsApp (11) 93465-2888
- Central de Atendimento ao Cliente: 0800 721 0123
Veja abaixo um vídeo com imagens do local no momento da ocorrência