Um Projeto de Lei em tramitação no estado de São Paulo propõe a transformação da Guarda Civil Municipal (GCM) em Polícia Municipal. A medida se baseia em uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), datada de 28 de agosto, que reconhece as GCMs como parte integrante do sistema de Segurança Pública Estadual, ampliando suas atribuições no combate à criminalidade e ao tráfico de drogas.
O projeto, de autoria do deputado estadual Rafa Zimbaldi (Cidadania), visa não apenas alterar a nomenclatura, mas também fortalecer o papel das guardas municipais. Com a mudança, a Polícia Municipal poderia atuar de forma mais ostensiva e preventiva.
Atualmente, há casos em que os flagrantes realizados por guardas municipais são relaxados durante o registro de Boletins de Ocorrência (B.O.).
Últimas Notícias
- Com a colaboração da Câmara de Vereadores, Prefeitura de Suzano arrecada 55,4 mil fraldas para o Fundo Social na “Gincana dos Servidores Solidários”
- Sem atraso: Prefeitura de Poá inicia distribuição de uniformes e materiais escolares na rede municipal de ensino na próxima segunda (03)
- Prefeitura de Poá realiza “Mutirão Poupatempo da Saúde” neste fim de semana; veja detalhes
A proposta de Rafa Zimbaldi alinha-se à decisão do STF, especificamente no julgamento da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 995. Nesse julgamento, liderado pelo ministro Alexandre de Moraes, o Plenário reconheceu a importância das Guardas Municipais no contexto da Segurança Pública dos Estados, conforme estabelece o parágrafo 8 do artigo 144 da Constituição.