A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) anunciou nesta terça-feira (23) uma projeção de aumento médio de 5,6% nas contas de luz para o ano de 2024.
Este percentual supera a previsão anterior da Aneel, que era de 6,8%, e o aumento efetivamente registrado no último ano, que foi de 5,9%.
A projeção de aumento nas tarifas de energia ultrapassa o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que estava em 3,86%, conforme dados do Banco Central. Entre os principais fatores que contribuem para este aumento estão a energia contratada no mercado cativo, a expansão da rede de transmissão e a conta de subsídios, que vem crescendo nos últimos anos.
Últimas Notícias
- Secretário de Governo de Suzano, Alex Santos, cumpre agenda em Brasília para novas parcerias
- “Não nos impeça de respirar”: paciente paliativa de câncer, moradora de Suzano, cobra lei que oferece medicação e tratamento oncológico gratuito por meio do SUS
- Emoção, cultura e tradição: Câmara de Vereadores de Suzano realiza sessão solene que comemora 117 anos da imigração japonesa com homenagem a empresas, autoridades e morador de 104 anos; assista
Os reajustes nas tarifas de energia consideram diversos elementos, como os custos de geração e transmissão, encargos setoriais, custos operacionais e a inflação do período analisado.