Em resposta ao crescente número de casos de dengue, a cidade de Suzano decretou “Estado de Emergência e Alerta Epidemiológico”, na tarde desta quarta-feira (14).
Esta medida, conforme divulgado pela Prefeitura através do decreto número 10.019, tem como principal objetivo implementar ações efetivas para combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti, vetor da dengue.
Atualmente, Suzano registra mais de 163 casos confirmados da doença por cada 100 mil habitantes, posicionando-se como a segunda cidade com maior incidência de dengue na Região Metropolitana de São Paulo, apenas atrás de Guarulhos, que tem uma taxa de 203,4 casos por 100 mil habitantes.
O patamar epidêmico, segundo critérios do governo estadual, é alcançado quando a incidência ultrapassa 300 casos por 100 mil habitantes.
Últimas Notícias
- Polícia Militar realiza simulado de roubo em empresa de transportes de Suzano para reforçar segurança
- Bora ali? Motorhome Friends em Mogi das Cruzes, encontro de carros clássicos em Guararema, teatro gratuito em Poá e melhor do fim de semana na região; veja
- Mulher de 31 anos, natural de Suzano, morre após cair de cachoeira em Paranapiacaba
O decreto, publicado na Imprensa Oficial na quarta-feira (14), visa não apenas a contenção do mosquito transmissor, mas também a conscientização e mobilização da população. A Prefeitura destaca a importância do envolvimento da população no combate ao Aedes aegypti, especialmente durante o verão, período que oferece as condições climáticas ideais para a multiplicação do vetor e, por consequência, pode agravar ainda mais a situação epidemiológica da cidade.
Leia abaixo, a nota completa da Prefeitura sobre o decreto.
“A Prefeitura de Suzano decretou “Estado de Emergência e Alerta Epidemiológico”, em razão dos casos de dengue na cidade. O decreto 10.019, que também visa adotar todas as medidas necessárias para contenção da proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença, foi publicado nesta quarta-feira (14) na Imprensa Oficial.
Além disso, o decreto também busca melhor mobilização da população para o combate ao mosquito, sobretudo neste período de verão, em que as condições climáticas propiciam situações ideais e favorecem a proliferação do transmissor, podendo, inclusive, extrapolar o já elevado número de casos registrados e a disseminação da doença.
Por parte do executivo municipal, ações constantes estão sendo feitas, como a passagem do carro da nebulização pelos bairros, a implementação do projeto “Aedes do Bem” e visitas porta a porta dos agentes da Zoonoses.
Por fim, a Prefeitura de Suzano reforça que ao notar os primeiros sintomas da doença (febre alta, erupções cutâneas e dores musculares e articulares), a indicação é para o munícipe buscar o posto de saúde mais próximo da sua residência”, finalizou.