Neste sábado (16), a Praça João Pessoa, localizada na área central de Suzano, será o cenário de um tributo à cultura nordestina através da obra e vida da poetisa Severina Branca.
O evento, intitulado “Quengarau – Ode à petulante poesia de menina-véia-de-guerra”, é uma realização do coletivo Gir’as Fuxiquêra e promete uma noite de imersão na poesia, música, dança e reflexões profundas. A apresentação está agendada para as 17 horas, com entrada franca e classificação indicativa para maiores de 12 anos.
O espetáculo busca entrelaçar diversas expressões artísticas para contar as histórias marcantes de Severina Branca, cujas origens se encontram no Sertão de Pajeu, em Pernambuco. Além de ser uma celebração da herança cultural nordestina, a performance também se propõe a explorar questões da feminilidade contemporânea, rendendo homenagem a uma das vozes mais significativas da poesia popular do Brasil.
Últimas Notícias
- Armarinhos Fernando deve inaugurar nova loja em Suzano nos primeiros dias do próximo mês de setembro
- Vitória de Saulo Souza: Justiça valida decreto que limita horário de adegas e tabacarias em Poá; estopim para a ação foi crime com jovens mortos neste ano
- Projeto Aurora inicia atividades em Suzano com foco na inclusão digital e tem a APAE como primeira parceira
“Quengarau”, conta com o apoio do Edital ProAC 03/2022 Dança e Performance da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo.
Severina Gomes da Silva, conhecida como Severina Branca, se destaca no panorama da poesia popular brasileira. Originária de Serrote Pintado, em São José do Egito, Pernambuco, suas poesias navegam por temas de desamor e experiências intensas, refletindo sua vivência na juventude em meio a um cenário de ilusões e adversidades.