No sábado (06), o Serviço Municipal de Águas e Esgotos (SEMAE) de Mogi das Cruzes foi alvo de um ato de vandalismo, seguido do furto de equipamentos elétricos na Estação Elevatória de Esgoto Catarina, situada no distrito de Cézar de Souza. A ocorrência provocou interrupções na operação da estação, afetando a eficiência do sistema de esgotamento sanitário na região.
A autarquia informou que já deu início aos procedimentos necessários para a recuperação da estação, visando retomar a normalidade dos serviços o mais breve possível. Danos a uma estação elevatória podem acarretar sobrecarga na rede de esgoto, resultando em entupimentos e vazamentos nas vias públicas.
Últimas Notícias
- Vão durar pelo menos quatro meses: CPTM anuncia mais mudanças na Linha 11-Coral a partir desta quarta-feira (09); operação contará com ônibus PAESE e retorno da baldeação em Suzano
- Enteado que não aceita o relacionamento da mãe esfaqueia padrasto no pescoço em Mogi das Cruzes
- Prefeitura de Mogi das Cruzes lança oficialmente o serviço SIS Libras, destinado à pessoas com deficiência auditiva
Segundo o SEMAE, o ataque danificou câmeras de segurança e o sistema de alarme, além do furto de componentes eletrônicos e aproximadamente 15 metros de cabos elétricos. A equipe da autarquia está avaliando os prejuízos e buscando peças de reposição, algumas das quais poderão exigir compra e não estão imediatamente disponíveis, o que impede a definição de um prazo para a reativação completa da estação.
O SEMAE pede aos cidadãos que, ao notarem atividades suspeitas ou casos de vandalismo semelhantes, entrem em contato com a Polícia Militar, pelo telefone 190, ou com a Guarda Civil Municipal, pelo telefone 153. Ambos os serviços de segurança estão disponíveis 24 horas por dia, todos os dias da semana.