Na manhã deste sábado (27), a Prefeitura de Mogi das Cruzes inaugurou a Escola Clínica Transtorno do Espectro Autista Professora Neuraide Rezende da Silva Fujita, no bairro Jardim Rodeio.
Localizada entre a unidade da Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD) e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), a escola é a sexta do tipo no Brasil e a maior do país dedicada ao atendimento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
O evento contou com a presença do prefeito Caio Cunha e outras autoridades do município e região.
A Escola Clínica visa suprir a crescente demanda por atendimento especializado em TEA, com a previsão de realizar mais de 1,3 mil atendimentos por mês. Ela atenderá um público variado, incluindo crianças, jovens e adultos de Mogi das Cruzes.
A gestão da unidade ficará a cargo da Secretaria de Educação em parceria com uma Organização da Sociedade Civil (OSC).
Últimas Notícias
- CPTM altera operações nas Linhas 11-Coral e 12-Safira, que atendem Suzano, Mogi das Cruzes e região do Alto Tietê, neste domingo (24)
- Tolerância zero em Suzano: Diversas motocicletas são apreendidas após abuso e irregularidades no trânsito; uma moto roubada também foi recuperada
- Suzano realiza atendimentos odontológicos em UBSs durante o “Novembro Azul”
Os serviços são destinados prioritariamente aos moradores de Mogi das Cruzes que estão matriculados nas escolas municipais e creches subvencionadas, nos níveis da Educação Infantil (Pré-escola) e Ensino Fundamental I e II, ou que são acompanhados pelas salas de recursos das escolas polos e da Escola Municipal de Educação Especial (EMESP). O acesso aos serviços da escola clínica se dará após uma triagem.
As instalações foram projetadas para serem acolhedoras e funcionais, adequadas às necessidades dos alunos com TEA. O prédio inclui espaços como duas salas de Terapia Ocupacional, duas de Fisioterapia, quatro de Psicologia, sete de Fonoaudiologia, três de recursos/supervisão, cinco consultórios médicos, uma sala de enfermagem, uma sala para reuniões de treinamento parental, espaços dedicados aos pais, para vivências, uma sala multidisciplinar, duas salas para a equipe diretiva, e duas exclusivas para a educação especial personalizada.
Destaca-se a sala multidisciplinar, equipada com tecnologia avançada, focada em melhorar o tratamento de pessoas com transtornos de neurodesenvolvimento e aprendizagem. Os recursos tecnológicos permitidos nesse espaço proporcionam respostas adaptadas e simultâneas, maximizando a eficácia do ambiente de aprendizado.
O equipamento foi construído com recursos enviados pela deputada federal Renata Abreu (Podemos) e pelo, então deputado federal, Marco Bertaiolli.
A escola é uma homenagem à professora Neuraide Rezende da Silva Fujita, que dedicou 20 anos à educação especial e inclusiva em Mogi das Cruzes. Neuraide, que faleceu em 25 de novembro de 2021, atuou como professora, diretora da EMESP, e supervisora de escolas e creches.