PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Prefeitura de Mogi das Cruzes inaugura a maior Escola Clínica Especializada em Transtorno do Espectro Autista (TEA) do Brasil

Na manhã deste sábado (27), a Prefeitura de Mogi das Cruzes inaugurou a Escola Clínica Transtorno do Espectro Autista Professora Neuraide Rezende da Silva Fujita, no bairro Jardim Rodeio.
Localizada entre a unidade da Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD) e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), a escola é a sexta do tipo no Brasil e a maior do país dedicada ao atendimento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
O evento contou com a presença do prefeito Caio Cunha e outras autoridades do município e região.

A Escola Clínica visa suprir a crescente demanda por atendimento especializado em TEA, com a previsão de realizar mais de 1,3 mil atendimentos por mês. Ela atenderá um público variado, incluindo crianças, jovens e adultos de Mogi das Cruzes.
A gestão da unidade ficará a cargo da Secretaria de Educação em parceria com uma Organização da Sociedade Civil (OSC).

Os serviços são destinados prioritariamente aos moradores de Mogi das Cruzes que estão matriculados nas escolas municipais e creches subvencionadas, nos níveis da Educação Infantil (Pré-escola) e Ensino Fundamental I e II, ou que são acompanhados pelas salas de recursos das escolas polos e da Escola Municipal de Educação Especial (EMESP). O acesso aos serviços da escola clínica se dará após uma triagem.

As instalações foram projetadas para serem acolhedoras e funcionais, adequadas às necessidades dos alunos com TEA. O prédio inclui espaços como duas salas de Terapia Ocupacional, duas de Fisioterapia, quatro de Psicologia, sete de Fonoaudiologia, três de recursos/supervisão, cinco consultórios médicos, uma sala de enfermagem, uma sala para reuniões de treinamento parental, espaços dedicados aos pais, para vivências, uma sala multidisciplinar, duas salas para a equipe diretiva, e duas exclusivas para a educação especial personalizada.

Destaca-se a sala multidisciplinar, equipada com tecnologia avançada, focada em melhorar o tratamento de pessoas com transtornos de neurodesenvolvimento e aprendizagem. Os recursos tecnológicos permitidos nesse espaço proporcionam respostas adaptadas e simultâneas, maximizando a eficácia do ambiente de aprendizado.

O equipamento foi construído com recursos enviados pela deputada federal Renata Abreu (Podemos) e pelo, então deputado federal, Marco Bertaiolli.

A escola é uma homenagem à professora Neuraide Rezende da Silva Fujita, que dedicou 20 anos à educação especial e inclusiva em Mogi das Cruzes. Neuraide, que faleceu em 25 de novembro de 2021, atuou como professora, diretora da EMESP, e supervisora de escolas e creches.

Foto: Leonardo Brito Lima/HojeDiario.com
Foto: Leonardo Brito Lima/HojeDiario.com
Foto: Leonardo Brito Lima/HojeDiario.com
Foto: Leonardo Brito Lima/HojeDiario.com