O estado do Rio Grande do Sul já se encontra em estado de calamidade devido às tempestades que estão castigando a região desde o dia 29 de abril, levando a óbito 100 pessoas até o momento. Informações da Defesa Civil do Estado confirmam que 66.761 pessoas estão desalojadas.
Cidades da região do Alto Tietê, como Suzano, Mogi das Cruzes, Poá e outras, se mobilizam para receber doações e encaminhá-las para o estado gaúcho.
Segundo meteorologistas do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), o estado continua em risco, pois a frente fria que assolou a região está se deslocando para o oceano. Porém, outra frente fria está se aproximando, fazendo as temperaturas caírem novamente.
Com cidades inteiras debaixo d’água e a lentidão do escoamento devido ao solo encharcado, vários estados, entidades e celebridades estão se mobilizando para arrecadar mantimentos básicos não perecíveis, produtos de higiene pessoal (pasta de dente, escova de dente, sabonete, papel higiênico), roupas (limpas e em bom estado), sapatos, toalhas, cobertores, lençóis e doações via PIX.
Últimas Notícias
- CPTM altera operações nas Linhas 11-Coral e 12-Safira, que atendem Suzano, Mogi das Cruzes e região do Alto Tietê, neste domingo (24)
- Tolerância zero em Suzano: Diversas motocicletas são apreendidas após abuso e irregularidades no trânsito; uma moto roubada também foi recuperada
- Homem transtornado é preso em flagrante por violência contra ex-companheira e filho, em Suzano
É muito importante verificar todas as informações para garantir que a ajuda chegará a quem precisa. Também é crucial entender que não é viável que as pessoas se desloquem para o Rio Grande do Sul devido aos riscos nas estradas e à dificuldade de acessar os locais onde ocorreram os desastres.
Em solidariedade às vítimas da catástrofe, as agências dos Correios e o Poupatempo estão recebendo donativos.
Veja como e onde doar
Para doar mantimentos básicos não perecíveis, produtos de higiene pessoal, roupas (limpas e em bom estado), sapatos, toalhas, cobertores e lençóis:
- Suzano:
Sede do Fundo Social de Solidariedade: rua Baruel, número 501 (sala 224), na área central. - Poá:
Secretaria Municipal de Indústria e Comércio de Poá: rua 26 de Março, número 72, área central;
CSI: avenida Leonor Bolsoni Marques da Silva, número 230, área central;
Base da GCM: avenida Adultora, número 380, no bairro Nova Poá;
Teatro Municipal: avenida Antônio Massa, número 331, área central. - Mogi das Cruzes:
Instituto Terra: avenida Engenheiro Miguel Gemma, número 1.340, no bairro Jardim Armênia;
Galpão: avenida Francisco Rodrigues Filho, número 55. - Ferraz de Vasconcelos:
Fundo Social de Solidariedade, na rua Santa Catarina, número 330, no bairro Vila Romanopolis, ou em uma das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município. - Para doar valores em dinheiro via PIX:
SOS Rio Grande do Sul: CNPJ 92.958.800/0001-38;
Prefeitura de Porto Alegre: CNPJ 92.963.560/0001-60.