O VAR Center Log foi inaugurado nesta quinta-feira (16) em Suzano, no local onde funcionava a antiga Cerâmica Gyotoku, na rua Baruel, número 2000, no bairro Vila Figueira.
O novo empreendimento logístico gerou mais de 1,5 mil empregos diretos e indiretos e já conta com oito empresas instaladas. O centro deverá impulsionar a economia local com a presença de marcas de renome nacional e internacional, como o “Mercado Livre”.
O Mercado Livre, uma das empresas instaladas, realiza 25 mil entregas diárias no Alto Tietê e parte de Guarulhos, com capacidade para aumentar para 40 mil. O espaço conta com 15 galpões de 4 mil metros quadrados cada, totalizando uma área construída de 60 mil metros quadrados e um pátio de 50 metros de largura.
Últimas Notícias
- Bora ali? 4ª Parada LGBTQIAPN+ em Poá, MC Daniel e Grelo em Mogi das Cruzes, peça gratuita em Suzano e o melhor do fim de semana na região; confira
- Com mais de 25 anos de experiência, Autoescola Ideal, em Suzano, oferece condições especiais para quem deseja obter a CNH
- Alças de saída do Rodoanel em Suzano terão projeto concluído no início de 2025, segundo Governo do Estado
O evento de inauguração contou com a presença do prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi, de um dos sócios-proprietários da Absam Empreendimentos Imobiliários Ltda., o engenheiro Elias El Ghossain e outras autoridades do município.
O imóvel foi adquirido em leilão por seis empresários da Absam Empreendimentos Imobiliários Ltda., que o reformaram para abrigar o novo centro logístico. A antiga Cerâmica Gyotoku, fundada em 1966, decretou falência em 2010.
Após duas tentativas de leilão fracassadas, a Absam arrematou o imóvel em um terceiro leilão, realizado em 2019, tornando-se proprietária do espaço.
Com a aquisição, foi possível pagar e ressarcir 900 funcionários da antiga Cerâmica Gyotoku que tinham ações trabalhistas na Justiça do Trabalho.
Os empresários enfrentaram o desafio de revitalizar uma área deteriorada, com telhado quebrado, fios e cabos furtados e maquinário obsoleto. A reforma levou quase um ano e cerca de 95% dos materiais foram reciclados.
O empreendimento também se preocupou com a questão ambiental. Tintas à base d’água foram incineradas em uma empresa especializada em Itapevi, cidade da Grande São Paulo, transformando-se em adubo. Além disso, 2,8 mil toneladas de materiais refratários dos fornos foram reciclados e transformados em novos em Minas Gerais.
Além do “Mercado Livre”, o VAR Center Log abriga outras sete empresas: “Max Love” (cosméticos), “Líder Equipamentos” (distribuição de geladeiras e freezers), “Studioluce Iluminação” (luminárias), “Liquida Pisos” (pisos, porcelanatos e revestimentos), “CCJ Supermercados” (varejo), “OK Brazil” (distribuição de produtos da Kimberly Papéis) e “Dom Rubi” (refeições terceirizadas).
Apesar da inauguração oficial nesta quinta-feira (16), o local já estava operando desde o ano passado.
O VAR Center Log agora está totalmente funcional, com grande movimentação. Só o Mercado Livre gera a circulação de 500 veículos por dia no centro logístico.