Banco de Leite Humano de Mogi das Cruzes incentiva doação de leite materno

O Banco de Leite Humano de Mogi das Cruzes está incentivando a doação de leite materno para reforçar o estoque do órgão, em celebração ao Dia Mundial de Doação do Leite Materno, comemorado no último domingo (19).
Para se tornar doadora, a mulher deve estar amamentando exclusivamente no peito e disposta a doar o leite excedente. A doadora passa por uma avaliação prévia e deve seguir os critérios de higiene e armazenamento orientados pela equipe técnica durante a coleta.

O Banco de Leite Humano, desde sua fundação em 2013, cadastrou 1.267 doadoras, que coletaram um total de 1.780 litros de leite. Desses, 1.032 litros foram distribuídos para recém-nascidos prematuros. Além disso, foram realizados 13.214 atendimentos individuais, 3.815 visitas domiciliares e 703 atendimentos em grupo. Este projeto é uma parceria com o Rotary Clube Internacional.

A Secretaria Municipal de Saúde participará de uma cerimônia de homenagem às principais doadoras do ano, que acontecerá nesta quarta-feira (22) na Câmara Municipal.

O serviço funciona no prédio do Novo Pró-Mulher, localizado na rua Francisco Affonso de Melo, número 550, no bairro Braz Cubas. Os telefones para contato são (11) 4798-7343 e (11) 4798-7344.

O Banco de Leite Humano auxilia principalmente bebês internados que não podem ser amamentados por suas mães. O leite materno é essencial para o desenvolvimento saudável dos recém-nascidos, aumentando as chances de recuperação e proteção contra infecções, diarreias e alergias.