A Prefeitura de Mogi das Cruzes, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, iniciou neste sábado (1º), a Operação Inverno visando auxiliar as pessoas em situação de rua durante o período de mais frio.
Para esse fim, o Ginásio Municipal de Esportes Professor Hugo Ramos foi preparado para o acolhimento emergencial. O espaço recebeu uma estrutura ampla para acolher essas pessoas durante a noite, oferecendo camas, travesseiros e cobertores, além de acesso à higienização, alimentação e roupas, conforme doações encaminhadas pelo Fundo Social de Mogi das Cruzes em parceria com a Assistência Social.
As roupas e agasalhos podem ser doados pela sociedade em geral diretamente no Ginásio, a partir das 19h30. Animais de estimação das pessoas em situação de rua também serão acolhidos.
A acolhida no Ginásio começa às 19h30 e o atendimento se encerra às 7 horas do dia seguinte. São oferecidas 30 vagas por noite e, pela manhã, todos terão acesso a café da manhã.
Últimas Notícias
- Ecopontos de Mogi das Cruzes terão expediente de segunda-feira a sábado, a partir da próxima semana
- SESI de Mogi das Cruzes conta com programação cultural gratuita em abril, com espetáculos, oficina e show de Izzy Gordon; veja os destaques
- Theatro Vasques, em Mogi das Cruzes, reabre e recebe neste sábado (05), o espetáculo “Coisas de Criança”
O atendimento é por demanda espontânea, sem necessidade de triagem ou encaminhamento prévios. Ao acessar o local, as equipes da Secretaria de Assistência Social farão uma abordagem inicial para verificar se a pessoa não está abrigada em algum outro acolhimento institucional.
Caso a pessoa não seja residente do município, será ofertado encaminhamento para a cidade de origem.
A abordagem social da Assistência também terá seus horários ampliados, sendo das 7 às 22 horas, a partir de segunda-feira (03), incluindo finais de semana e feriados.
Os horários podem ser ajustados conforme a demanda identificada e as oscilações de temperatura.
Durante as abordagens, os agentes sociais tentam conscientizar as pessoas a deixarem a situação de rua, oferecendo acolhimento nas unidades que prestam esse serviço e encaminhamento a outros serviços. As equipes atuam em locais previamente mapeados e também respondem a solicitações que podem ser feitas pelo telefone (11) 97096-0923.