PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

“Opções de lazer em Suzano”, por Alex Santos

Suzano vem se destacando nos últimos anos com a ampliação da oferta de atividades de lazer. E como estamos entrando em um feriado prolongado, em razão do Corpus Christi, destaco aqui algumas dicas de locais para visitar aqui na cidade!

Um dos principais locais é o Parque Municipal Max Feffer (avenida Senador Roberto Simonsen, nº 90 – Jardim Imperador), aberto diariamente das 6 às 18 horas. O local ainda abriga a Arena Suzano, o Pavilhão da Cultura Afro-Brasileira Zumbi dos Palmares, quadras de futsal e basquete e pista de ciclismo e caminhada. 

Também temos o Suzano Skate Park, considerada uma das maiores pistas da modalidade na América Latina, com 2,6 mil metros quadrados e mais de 20 obstáculos horizontais e verticais, onde é possível executar as mais diversas manobras, como ollie, flip, hardflip, entre outras.

Já para aqueles que buscam o contato direto com a natureza, o Viveiro Municipal Tomoe Uemura aparece como uma ótima opção, dispondo de um ambiente repleto de belezas naturais, diferentes espécies de flores e animais, lagos com peixes, orquidário e o PlayPet, espaço anexo onde a população cadastrada pode levar cães e gatos para um dia de diversão. O equipamento também está situado na avenida Senador Roberto Simonsen, no número 340, e funciona todos os dias, das 8 às 17 horas. Ainda no parque, temos o AcquaPlay, que é uma fonte interativa disponível à população. 

Já o mais recente ponto turístico de Suzano, entregue à população no início de dezembro de 2023, é o Parque Municipal de Conservação Ambiental Professora Bianca Carla Nunes da Silva, simplesmente conhecido como Parque do Mirante, no Sesc (Avenida Katsutoshi Naito, nº 957). 

O Parque do Mirante proporciona uma vista panorâmica de Suzano, especialmente para a unidade de conservação municipal, com 1,7 milhão de metros quadrados (m²), localizada logo abaixo, que está ligada ao projeto de valorização da área. O local fica aberto à população diariamente, entre 7 e 19 horas.

Também é possível conhecer mais sobre a história da cidade no Casarão da Memória Antônio Marques Figueira, que fica na rua Campos Salles, nº 547, no centro. O local é aberto ao público de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas.

Os suzanenses podem agendar uma visita guiada pelo interior da propriedade, que dispõe de 11 ambientes temáticos e interativos, momento em que é possível verificar e conhecer a formação da sociedade no município. Os interessados conseguem fazer o agendamento pessoalmente ou pelo telefone (11) 4748-6949. O Casarão da Memória dispõe de um extenso acervo histórico sobre Suzano e todos aqueles que contribuíram para seu desenvolvimento e uma estrutura que compreende auditório, sala de leitura, café bistrô, loja de artesanato, entre outros.

Já a Praça Cidade das Flores, localizada na esquina da rua Baruel com a avenida Paulo Portela, na região central, surge para aqueles que gostam de contemplação e de passar o tempo livre de forma amena e com qualidade, dispondo de acesso à internet gratuita via wi-fi e um amplo espaço arborizado. O espaço tem dois pontos especiais para fotos: o painel “Amo Suzano” e uma escultura de metal de 11 metros de altura, a “Dama das Flores”, dos artistas plásticos Lúcio e Rodrigo Bittencourt. Suzano conta ainda com a Praça dos Expedicionários, que também tem esculturas de personagens do anime “Pokémon”; a Praça Sol Nascente, com esculturas; e a Praça João Pessoa, que abriga a Igreja Matriz.  

Por fim, outras ótimas oportunidades de visitação são a Igreja do Baruel, cuja estrutura atual é datada de 1916, além da Praça Ernestina Maria de Jesus Bianchi. Considerado o “berço” da cidade, o ponto é fundamental para descobrir um pouco mais sobre a história de Suzano e fica às margens da rodovia Índio Tibiriçá (SP-31), altura do quilômetro 60, no bairro de mesmo nome. 

(Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do HojeDiario.com)