Podemos dizer que, pelo menos no Brasil, a chamada telefônica está bem atrás das mensagens de WhatsApp. Na maioria das vezes ligamos quando é algo importante. Esse aplicativo de multiplataforma se tornou muito popular em nosso país, independentemente da faixa etária. Ele faz parte do nosso cotidiano e também do cotidiano de muitas empresas. Inclusive, estou escrevendo este texto por meio dele.
Ninguém faz chamadas para falar “bom dia”, mas para mandar mensagem de “bom dia”, sim. É uma plataforma democrática e menos invasiva do que uma ligação telefônica. Uma vez que o destinatário responde a mensagem quando é possível, na hora que lhe convier. As várias tipologias das mensagens tornou a não resposta um tipo de resposta também. Figurinhas como “mensagem ignorada com sucesso” bombam nas redes sociais, virando memes. Há nas mensagens: desabafos, orações, piadas, conversas, vídeos de todos os tipos, etc. Os áudios longos, muitas vezes não são ouvidos; receio que textos longos como este não sejam lidos também, rsrs. Mas faz parte, cada um é livre. E é melhor que seja assim.
Últimas Notícias
A praticidade desses aplicativos mostra que a comunicação nunca sai de moda. Precisamos agora aprimorar nossa comunicação e percepção de mundo, de sociedade e de pessoa, para que olhemos tudo com os nossos olhos, não com os olhos dos outros. Nos comunicamos, hoje em dia, com mais facilidade, mas estamos tão distantes, nos esbarramos nos outros, mas não o enxergamos.
Os países falam de justiça, fraternidade e respeito, mas não conseguem eliminar as guerras, a exclusão e a fome. A verdadeira comunicação não consiste em falar vários idiomas, mas entender as profundas e reais necessidades do ser humano. Sempre cabe na boa comunicação o respeito e o amor, o perdão e a alegria, a verdade e a justiça. Que Deus possa nos instruir para sermos em todas as instâncias de comunicação, promotores da paz e da justiça. Deus nos abençoe!
(Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do HojeDiario.com)