O prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi, foi agraciado com o prêmio “Prefeito Amigo da Criança” pela Fundação Abrinq, em solenidade realizada nesta quarta-feira (12) no auditório Nereu Ramos, da Câmara dos Deputados, em Brasília.
Suzano foi uma das cem cidades contempladas entre as 1,3 mil participantes e a única do Alto Tietê a receber a honraria.
A cerimônia contou também com a presença dos secretários municipais de Assistência e Desenvolvimento Social, Geraldo Garippo, e de Educação, Leandro Bassini, que representaram Suzano junto ao prefeito.
Últimas Notícias
- Linhas 11-Coral e 12-Safira da CPTM, que atendem Suzano, Mogi das Cruzes, Poá e região, terão mudanças neste fim de semana para obras de manutenção
- Em apenas dois anos de luta, natural de Suzano, Jeseler é campeão Mundial de Jiu-Jitsu
- “Eu quero justiça pelo meu filho!”: Mãe que teve o filho amarrado em colégio particular de Itaquaquecetuba relata descaso por parte da instituição de ensino
A iniciativa, criada em 1996 pela Fundação Abrinq, reconhece administrações que implementaram ações e políticas voltadas para a garantia dos direitos das crianças e adolescentes. A premiação avalia as gestões em um período de quatro anos, referente à gestão 2021-2024, baseando-se em diversos critérios, como planejamento, participação, intersetorialidade e sustentabilidade das políticas públicas.
Os compromissos estabelecidos pelo programa foram cumpridos em diferentes aspectos, incluindo o desenvolvimento de políticas planejadas e com alocação orçamentária específica para infância e adolescência. A qualificação das iniciativas para a primeira infância também foi um ponto avaliado.
O prêmio destacou o fortalecimento das relações entre os poderes Executivo, Legislativo, Judiciário, além do Ministério Público e Organizações da Sociedade Civil (OSCs), articulando a rede de proteção integral às crianças e adolescentes. A atuação dos Conselhos Municipais dos Direitos, Conselhos Tutelares e Setoriais, bem como do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente, foi reforçada. Mecanismos de transparência e controle social também foram ampliados.
Durante os quatro anos da gestão, o “Programa Prefeito Amigo da Criança” ofereceu subsídios técnicos e recomendações, promoveu seminários para diálogo e troca de experiências, e disseminou conhecimentos para a construção e consolidação de políticas públicas. Com o fim deste ciclo, uma avaliação técnica analisou os resultados obtidos pelos municípios, premiando os prefeitos que alcançaram avanços significativos nas áreas propostas.