Com a confirmação da morte do empresário e apresentador Silvio Santos, aos 93 anos, neste sábado (17), o portal HojeDiario.com relembra algumas passagens da relação da cidade de Suzano com o comunicador.
O município participou do programa “Cidade Contra Cidade” da TV Tupi, em 1968, em prol da Santa Casa de Misericórdia de Suzano. Na ocasião, Silvio foi substituído repentinamente, e a atração foi apresentada por seu irmão, Léo Santos.
Já em 1974, o então prefeito da cidade, Firmino José da Costa, e uma comitiva foram recebidos pelo apresentador para a divulgação de uma festa suzanense.
Cidade Contra Cidade
Últimas Notícias
- 20 de novembro: entenda a importância da educação para a promoção da igualdade racial e da consciência negra
- Gestão Eduardo Boigues: Itaquaquecetuba é atualmente a sexta cidade menos violenta do Brasil, aponta estudo
- Indivíduo suspeito de ligação com a morte de ‘Pedrinho Matador’ presta depoimento à polícia nesta quarta-feira (13), em Mogi das Cruzes
Em 1968, o município de Suzano participou do programa dominical “Cidade Contra Cidade”, transmitido pela TV Excelsior direto da cidade de São Paulo, enfrentando Diadema, em prol da Santa Casa de Misericórdia. A atração, que costumava promover gincanas entre moradores de diferentes cidades, foi apresentada naquela ocasião por Léo Santos, irmão de Silvio Santos, que precisou ser substituído de última hora.
A competição envolvia diversos desafios que testavam desde conhecimentos gerais até habilidades artísticas e talentos locais. Suzano foi representada, entre outros, pelo Coral Infantil da Igreja São Sebastião, regido pelo Padre Paulo Moran, e pelo renomado judoca Tokuzo Terazaki, figuras de destaque na cidade.
A comitiva de Suzano contou também com a presença do então prefeito Pedro Miyahira, acompanhado de sua esposa Ana Abe Miyahira, além do vereador Pedro Nakamura. Entre as personalidades locais, estava também Thadeu José de Moraes, fundador do jornal Diário de Suzano (na época A Comarca de Suzano).
Apesar de todo o empenho e da união dos suzanenses em torno do evento, a cidade não conseguiu vencer a disputa contra Diadema. Entretanto, a participação foi significativa e marcou a história de Suzano.
Silvio Santos recebeu o prefeito de Suzano
Em 1974, o prefeito de Suzano, Firmino José da Costa, foi recebido em São Paulo pelo apresentador Silvio Santos. Ele estava acompanhado de uma comitiva da cidade para divulgar a Festa das Flores e a Bienal de Suzano.
Junto com Firmino, estavam José Furlani, gerente da agência do antigo Banco Nacional na cidade; Carlos Molteni; Djalma dos Santos Paiva, vice-prefeito; e Gilberto Leite de Barros, vereador.
Veja imagens.
Comitiva suzanense no programa Cidade Contra Cidade em 1968. Foto: Ariovaldo Pereira Nunes/Arquivo Pessoal
Lendário judoca Teruzo Terazaki e sua equipe, no programa Cidade Contra Cidade em 1968. Foto: Ariovaldo Pereira Nunes/Arquivo Pessoal
Coral da Igreja São Sebastião, em Suzano, no programa Cidade Contra Cidade em 1968. Foto: Ariovaldo Pereira Nunes/Arquivo Pessoal
Comitiva de Suzano com Silvio Santos, em São Paulo, em 1974. Foto: Ariovaldo Pereira Nunes/Arquivo Pessoal