PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Número de estupros cresceram 63% nos últimos três anos em Mogi das Cruzes; aumento de casos foi maior do que a média estadual

A cidade de Mogi das Cruzes teve um aumento de 63% nos casos de estupro nos últimos três anos. Os dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP) de São Paulo mostram que, entre o primeiro semestre de 2021 e o primeiro semestre de 2024, os números saltaram de 68 para 111 casos.

Proporcionalmente, o aumento de casos foi maior do que o aumento de todos os casos no estado. Levando em consideração os números de São Paulo, os estupros passaram de 5.757 para 7.201 no mesmo período, um crescimento de 23%.

Entre janeiro e junho de 2024, em Mogi das Cruzes, foram registrados 111 estupros, sendo 83 de vulneráveis, isto é, adolescentes menores de 14 anos ou pessoas consideradas incapazes de discernir sobre diversos aspectos da vida, como, por exemplo, a decisão de consentir com uma relação sexual. Esse dado, por si só, já é maior do que em todos os anos anteriores, considerando o mesmo período. Em 2023, nos primeiros seis meses do ano, foram 77 estupros. Já em 2022, foram 56 no mesmo período, e 68 em 2021.

No total, o aumento da taxa desse crime foi crescente. Em 2021, foram 110 estupros, dos quais 94 eram de vulneráveis. Em 2022, 117 estupros; 94 de vulneráveis novamente. Em 2023, foram 168 estupros, dos quais 133 foram cometidos contra pessoas vulneráveis. Nunca, entre 2001 e 2023, a cidade havia registrado um número tão alto desse crime.

A Prefeitura de Mogi das Cruzes encaminhou ao portal HojeDiario.com um posicionamento sobre o assunto.
“O trabalho de segurança pública é de responsabilidade primária do Governo do Estado, por meio da Polícia Militar e da Polícia Civil, e a Prefeitura trabalha de forma complementar com estes órgãos, por meio de ações de patrulhamento da Guarda Civil Municipal e do investimento em estruturas de tecnologia e inteligência em segurança pública para combater a criminalidade no município.
Além disso, no caso específico de ocorrências de estupros, uma ação da Prefeitura de Mogi das Cruzes vem tendo resultado efetivo na descoberta e resolução de ocorrências, principalmente envolvendo menores de idade. O projeto Anjos da Guarda faz palestras nas escolas municipais, alertando para vários temas relativos à segurança e aos direitos. Em várias ocasiões, crianças buscaram os guardas civis municipais para comunicar violências que sofreram, e os casos foram levados à Polícia Civil para registro do boletim de ocorrência e prisão dos agressores. Esse trabalho reflete no aumento de casos registrados e também no aumento da prisão dos envolvidos, além de atuar na prevenção, com orientação aos jovens.
Outra ação importante na proteção à mulher é a Patrulha Maria da Penha, da Guarda Civil Municipal, que realiza o trabalho de acompanhamento e proteção a vítimas de violência doméstica por meio de rondas nas regiões de residência e trabalho das mulheres acompanhadas, bem como com contatos telefônicos com elas. Também é feito o atendimento a denúncias recebidas durante o patrulhamento ou pelo telefone 153, do Centro de Operações Integradas (COI). O trabalho vem sendo ampliado pela Prefeitura para garantir o atendimento e a segurança das mulheres vítimas de violência. Nos últimos anos, o grupamento recebeu novas viaturas para atuar, além do treinamento contínuo dos guardas civis municipais que atuam nesse atendimento.
A Prefeitura também vem investindo em tecnologia para combate aos crimes em geral. Inaugurado em 30 de setembro, o Centro de Operações Integradas (COI) reúne as imagens das câmeras de monitoramento, dos totens de segurança e da muralha digital inteligente. O trabalho é feito na Central de Monitoramento, com equipamentos mais modernos e estrutura adequada, contando com analíticos que funcionam com aplicação de inteligência artificial para análise de dados das informações e imagens produzidas pelo sistema, além de reconhecimento facial.
A Muralha Digital Inteligente passou a operar em Mogi das Cruzes no segundo semestre do ano passado, com a instalação do sistema nas entradas e saídas da cidade e em vias de ligação entre regiões do município. O COI recebe as informações das câmeras da Muralha Digital Inteligente, que fazem o monitoramento de todos os veículos que passam, identificando os que têm envolvimento em crimes. Nesse caso, é dado um alerta para a Guarda Civil Municipal adotar as providências para a abordagem dos suspeitos. São situações de veículos que tiveram participação em crimes, veículos furtados ou que possuem alguma fraude, entre outros.
A Prefeitura de Mogi das Cruzes também instalou 40 totens de segurança na cidade, sendo 10 equipamentos em praças e áreas públicas e 30 estruturas nas escolas. Os totens possuem monitoramento com câmera de 360 graus e câmeras direcionais, além de um interfone em que a população pode acionar a Guarda Civil Municipal para atendimentos de emergências. As imagens são monitoradas pelo COI, que também atende os contatos feitos por meio dos interfones existentes nos totens.
Além disso, a Guarda Municipal mantém o patrulhamento em todas as regiões da cidade, em um trabalho conjunto com a Polícia Militar. O trabalho também compreende o monitoramento com câmeras do COI, além de grupamentos específicos, como a Ronda Escolar, Patrulha Rural, Patrulha Maria da Penha, Patrulha Ambiental, Canil, Rondas Ostensivas com Motos (ROMO) e Ronda Ostensiva Municipal (ROMU). A população pode entrar em contato com o COI pelo telefone 153″,
informaram.