PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

“Empreendedor, é hora de usar a sua criatividade!”, por Rebeka Assis

Com feriados e datas comemorativas se aproximando, os comércios ganham mais chances de conquistar novos clientes.
Dia 12 de outubro está logo ali e, com ele, chegam duas comemorações: o feriado de Nossa Senhora Aparecida, data importantíssima para os católicos, e o Dia das Crianças.

Além disso, nem preciso comentar que entramos no último trimestre do ano, não é? Logo, datas como Halloween e Natal já estão “virando a curva”, bem pertinho da gente. E o que isso tem a ver com você e seu negócio, afinal?

Como o nome já diz, são datas comemorativas e isso permite que o seu comércio desenvolva ações interessantes para conquistar clientes.
Ficou interessado(a)? Vem comigo e continue a leitura!

Preciso utilizar toda data comemorativa?

Não necessariamente. O ideal, na verdade, é que você analise quais datas fazem sentido para a sua empresa.

Algumas são mais “gerais”, como o próprio Natal. Contudo, outras só valem o investimento (de dinheiro e esforço) para negócios mais específicos.

Vemos isso com o Dia dos Namorados, que cabe super bem para barzinhos, mas não para lojas de brinquedos, por exemplo.

Falando sobre o Dia das Crianças, essa é uma data que pode ser explorada de formas diferentes e atender mais tipos de comércio, como:

  • Restaurantes com espaço kids e/ou algum tipo de recreação;
  • Salões de beleza com atividades e/ou descontos voltados para os pequenos, como “corte de cabelo mãe + filha”;
  • Lojas de roupas com promoções especiais ou até brincadeiras para os clientes concorrerem a descontos, entre outros.

Mas lembre-se: você e sua empresa não são obrigados a “comemorar” todas as datas. Analise com concentração e veja o que tem a ver com a imagem da sua empresa, bem como a possibilidade de lucrar mais em determinadas datas.

Ok, decidi fazer algo no Dia das Crianças. Como descobrir “o quê”?

Esse é o momento em que você tira uns bons minutos para refletir e estudar. Vale pesquisar na internet, analisar como lojas concorrentes fizeram em anos anteriores e até escrever várias ideias até chegar na melhor solução.

O importante é agir com parcimônia para não dar “um tiro no pé” e gastar mais do que o lucro que pode vir.

Como empreendedora, advogada e consumidora, eu sempre penso na relação “tempo x dinheiro”. Digo isso porque, infelizmente, vivemos tempos corridos e muitas vezes não conseguimos comprar os presentes que gostaríamos… seja pela falta de tempo ou de dinheiro.

Por isso, se eu pudesse deixar uma dica para os comércios que utilizarão as próximas datas comemorativas, seria “invista em presentes à pronta entrega”.

Converse com seus atendentes, organize o estoque e os valores de uma forma fácil de localizar e já pense naquele cliente que não conseguiu comprar o presente do sobrinho, por exemplo, e chegará correndo na sua loja.

Aproveite e facilite a vida desse cliente: decore sua loja com elementos que mostrem que ali tem presentes para aquela data específica e tenha de prontidão saquinhos e/ou caixas para embalar o produto, para dar de brinde ou vender, até.

Tenho certeza que, com organização e criatividade, as próximas datas comemorativas trarão muitas alegrias para a sua empresa.

E aí, a sua loja já está pronta para o dia das crianças? Aproveita e faz um merchan aí nos comentários!

E se você tem mais alguma dica importante sobre empreendedorismo, deixe aqui nos comentários ou envie uma mensagem no meu Instagram!

Ótimo trabalho e até semana que vem!

(Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal HojeDiario.com).