PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

“Do que será que a rainha Elizabeth morreu?”, por Doutor Jorge Abissamra Filho

O ex-ministro Boris Jonhson deu declarações essa semana que a rainha Elizabeth II teve câncer nos ossos diagnosticado um ano antes de morrer. Câncer nos ossos geralmente é uma patologia ampla, que pode significar que a rainha teve um câncer que começou nos ossos, algo bem menos comum (a incidência de câncer ósseo e menos de 2% de todas as doenças oncológicas), ou um câncer que se espalhou para os ossos, uma doença bem mais habitual.

Há diversos tumores que dão metástase nos ossos, nas mulheres o mais comum e de maior incidência é o câncer de mama.

E bem mais raros tumores, que se iniciam nos ossos em pacientes idosos. Essa enfermidade geralmente acomete adultos jovens entre 20 e 40 o que nos faz pensar quem provavelmente a rainha teve alguma outra doença que se espalhou para seus ossos.

São casos raros câncer iniciados nos ossos em pacientes idosos. Há poucos relatos na literatura. O câncer quando se espalha para os ossos pode dar fortes dores e fraturas, o que nos faz supor que os últimos dias da rainha não tenho sido fáceis. Dificilmente saberemos de fato qual patologia a rainha Elizabeth teve antes de morrer e o que levou a sua morte.

Sabemos que a família real mantém certa discrição em relação as questões particulares, principalmente sobre doenças, visto por exemplo o câncer de ovário que acometeu a princesa Kate e até hoje não sabemos muito como ela está. Mas é claro torcemos sempre, mas que se reestabeleça o mais breve possível. Seguimos curiosos e intrigados sobre qual patologia levou a rainha a morte.

(Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal HojeDiario.com).