PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Prefeitura de Suzano confirma o fechamento de escola em prédio alugado, mas nega que fechará outras salas de aula no momento

A Prefeitura de Suzano, por meio de sua Secretaria de Educação, confirmou o fechamento da Escola Municipal (E.M.) Michel Goldberg, localizada na área central da cidade. A unidade, que atualmente atende 47 crianças de 0 a 3 anos (G1 a G3), será devolvida devido a questões estruturais e financeiras, mas o município nega que haja o fechamento de outras salas de aula no momento.

Segundo a Prefeitura de Suzano, em contato com o portal Hoje Diário, a decisão de encerrar as atividades da E.M. Michel Goldberg está ligada, principalmente, ao fato de o prédio ser alugado, o que impede a realização de intervenções físicas necessárias para a obtenção de documentos obrigatórios, como o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) e o Laudo Técnico de Avaliação (LTA). Além disso, a prefeitura destacou a economia de R$ 100 mil com o aluguel da unidade, recurso que será direcionado para outras ações na educação, como compra de materiais escolares e implementação do Programa Dinheiro Direto na Escola Municipal (PDDM).

Apesar do fechamento da escola, a Secretaria de Educação garantiu que as vagas dos alunos da E.M. Michel Goldberg serão remanejadas para outras unidades próximas, como a Escola Municipal (E.M.) Professor Darcy Corrêa Gonçalves, na Vila Mazza, e a Creche Comunitária AADVIS (Associação de Apoio para Deficientes Visuais de Suzano) Centro, também localizada na região central de Suzano. A prefeitura assegurou que todos os alunos terão vagas garantidas em escolas próximas de suas residências ou locais de trabalho dos responsáveis, sem a necessidade de transporte escolar.

No que diz respeito aos servidores da unidade, haverá a remoção compulsória para outras escolas da rede municipal, garantindo a continuidade de suas atividades no próximo ano letivo.

A Prefeitura de Suzano também esclareceu que o processo de planejamento da rede de ensino para 2025 está em andamento, com as rematrículas e inscrições para o próximo ano letivo sendo utilizadas como base para a definição do número de salas de aula necessárias. Portanto, a prefeitura reforçou que quaisquer informações sobre o fechamento de outras salas de aula são “improcedentes”, já que esse planejamento ainda não foi concluído.

A Secretaria de Educação destacou ainda outras ações realizadas pela atual gestão para melhorar a rede municipal de ensino, como a criação de 25 novas unidades escolares, a ampliação do número de salas em escolas com espaço disponível, a aquisição de chromebooks e materiais escolares do sistema Sesi, e a entrega de kits de uniformes e materiais para todos os estudantes no início do ano letivo.

Por fim, a prefeitura reiterou que as atividades na E.M. Michel Goldberg continuarão até dezembro deste ano, sem interrupções para os alunos que ainda frequentam a unidade.