A Prefeitura de Suzano lança nesta terça-feira (29) o programa “Avança Saúde”, que promete atender os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) em estabelecimentos privados, sem custo. O projeto permitirá que pacientes realizem consultas e exames em clínicas particulares por meio de um voucher, disponibilizado após contato da Secretaria Municipal de Saúde.
A parceria entre a administração municipal e a rede privada tem o objetivo de reduzir a demanda reprimida em áreas como Fisioterapia e diversas especialidades médicas: Ortopedia, Clínica Geral, Pediatria, Cardiologia, Neurologia, Ginecologia e Dermatologia. Além disso, exames como o eletrocardiograma também estarão incluídos na iniciativa.
Últimas Notícias
Neste primeiro momento, o projeto atenderá pacientes já registrados pelo setor de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde e que aguardam consultas ou exames. Esses pacientes serão notificados ao longo da próxima semana, por meio dos contatos fornecidos nas unidades de saúde onde são cadastrados.
A partir de 4 de novembro, eles poderão retirar seus vouchers e utilizar o serviço em clínicas parceiras. Os valores dos atendimentos serão custeados pela prefeitura, garantindo que o atendimento seja gratuito.
Não haverá limite mensal para a quantidade de consultas e procedimentos realizados.
Também está garantido que nenhum valor adicional será cobrado dos pacientes atendidos pelo programa. Para evitar fraudes, os vouchers contarão com um sistema de segurança, e o projeto será monitorado pela Secretaria Municipal de Saúde, que receberá sugestões e reclamações para melhorias contínuas.
A eficácia do “Avança Saúde” foi inicialmente testada em um projeto-piloto, realizado no segundo semestre deste ano, em parceria com uma clínica oftalmológica. Neste experimento, foram realizadas cirurgias de catarata para atender a população idosa da cidade.
Com o lançamento oficial do programa, a prefeitura pretende expandir o atendimento para outras especialidades, contribuindo para reduzir a fila de espera que inclui até mesmo demandas do Sistema Informatizado de Regulação do Estado de São Paulo (Siresp).
Além disso, pacientes que passarem por consultas terão garantia de retorno em até 30 dias, permitindo continuidade e acompanhamento do tratamento.