Três estudantes das escolas estaduais Padre Bernardo Murphy e Doutor Deodato Wertheimer, de Mogi das Cruzes, alcançaram o terceiro lugar na categoria Cupim da competição de robótica Start Inatel, realizada em Minas Gerais. O evento, que reuniu mais de 700 alunos de escolas de todo o Brasil, aconteceu nos dias 17 e 18 de outubro e contou com disputas de combate entre robôs projetados pelos próprios competidores.
Os alunos Vitória Alessandra das Neves, William Cristóvão Nunes e Emerson Vieira da Silva foram selecionados após participarem de um treinamento de capacitação que envolveu estudantes de escolas públicas e particulares de Mogi das Cruzes. Eles integraram a equipe do Instituto RSM – Robótica Sempre Mais, que forneceu os robôs e o treinamento necessário para a competição, realizada na área de Engenharia de Automação Elétrica.
Últimas Notícias
- SESI Mogi das Cruzes abre inscrições gratuitas para curso de robótica voltado a crianças e adolescentes
- Prefeitura de Suzano oferece capacitação rápida e gratuita sobre empreendedorismo feminino; veja detalhes
- Shopping da área central de Mogi das Cruzes terá sessões de cinema para famílias com bebês; sessão de estreia é gratuita nesta terça (15)
A Start Inatel recebeu mais de 700 inscrições, e, após as seletivas, 128 estudantes de 31 instituições avançaram para a fase final. A equipe de Mogi das Cruzes se destacou na categoria Cupim, uma modalidade de combate entre robôs construídos pelos próprios participantes, que exige habilidade técnica e conhecimento em automação.
A participação dos alunos na competição é resultado de uma parceria entre o projeto Sementinha e a Prefeitura de Mogi das Cruzes, que busca tornar a robótica mais acessível para alunos de escolas públicas. Segundo Rafael Mattos, presidente do Instituto RSM, essa experiência proporcionou uma oportunidade única para jovens que, até então, nunca haviam saído do estado de São Paulo e agora vislumbram novas possibilidades de carreira no setor tecnológico.