A cidade de Suzano poderá ser contemplada pelo programa estadual “Bairro Paulista”, lançado nesta terça-feira (26) pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Habitação. O lançamento foi feito durante um evento no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, pelo governador Tarcísio de Freitas.
O novo programa visa promover a requalificação urbana, melhorando a qualidade de vida da população por meio de projetos planejados e sustentáveis. A iniciativa poderá ser aplicada a partir do próximo ano na futura região da Vila Nova Monte Cristo.
A proposta busca implementar espaços de lazer e convivência para as famílias, respeitando princípios de sustentabilidade e urbanismo moderno.
O prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi, esteve presente no lançamento, acompanhado do secretário municipal de Planejamento Urbano e Habitação, Elvis Vieira, e do vereador e prefeito eleito, Pedro Ishi.
Como parte do programa, os municípios participantes receberam um caderno com ferramentas e diretrizes para auxiliar no planejamento urbano. Entre as soluções apresentadas estão inovações de engenharia para adaptar as cidades às mudanças climáticas globais.
O material também traz estratégias para a criação de projetos que contemplem a convivência harmoniosa entre áreas urbanas e a preservação ambiental.
Últimas Notícias
- Exposição “Onde a Vida Acontece” é exibida no Centro Cultural Moriconi, em Suzano, até 26 de setembro
- Parque Max Feffer em Suzano recebe mais uma edição de projeto de adoção de animais neste domingo (07)
- Vereadores de Suzano aprovam moção de repúdio contra vereador de Santa Catarina que propôs restringir migração de nordestinos para o estado
O “Bairro Paulista” é estruturado em oito eixos de tipologias que incluem manejo de águas pluviais, gestão de sistemas hídricos, áreas verdes multifuncionais, pavimentação de vias, mobilidade urbana, equipamentos comunitários, eficiência energética e sinalização. Essas diretrizes visam garantir não apenas a sustentabilidade, mas também a preparação das cidades para eventos climáticos extremos e o crescimento populacional.