PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Ferraz de Vasconcelos promove ações de conscientização e prevenção ao HIV

Em alusão ao Dia Mundial de Luta Contra a Aids, celebrado neste domingo (1º), o Serviço de Atendimento Especializado (SAE) da Secretaria de Saúde de Ferraz de Vasconcelos intensificou suas atividades preventivas desde 18 de novembro. A iniciativa, que segue até as próximas semanas, inclui testes rápidos, aconselhamento, escuta ativa, sessões de tira-dúvidas e atendimentos com demanda livre.

Neste domingo (1º), a equipe do SAE estará presente na Praça da Independência, no centro, com ações voltadas ao público que frequenta a feira local. Além disso, a programação contempla visitas a empresas, comunidades e favelas, visando alcançar o maior número de pessoas e promover a conscientização sobre o HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).

Segundo a coordenadora do SAE, Joelma Barcellos, os testes rápidos não se limitam ao diagnóstico de HIV, mas também incluem doenças como hanseníase e sífilis. Entre as medidas de prevenção disponibilizadas pelo município estão os medicamentos PrEP e PEP.

A PrEP (Profilaxia Pré-Exposição) é indicada para pessoas com maior probabilidade de exposição ao HIV, como homens gays, bissexuais, pessoas trans e profissionais do sexo. O medicamento, que deve ser tomado diariamente antes da exposição ao vírus, não protege contra outras ISTs ou gravidez, sendo recomendado o uso conjunto de preservativos e outros métodos preventivos.

Já a PEP (Profilaxia Pós-Exposição) é um tratamento emergencial que deve ser iniciado até 72 horas após uma situação de risco, como relações sexuais desprotegidas, violência sexual ou acidentes com material biológico. A PEP é administrada por 28 dias e faz parte de um conjunto de estratégias conhecido como prevenção combinada, que inclui também o uso de preservativos, testagem regular e tratamento de ISTs.

Em Ferraz de Vasconcelos, a PEP está disponível desde 2018 e a PrEP começou a ser oferecida em setembro de 2024, ampliando as opções de prevenção no município.

O município registrou 48 casos de HIV em adultos em 2022 e 47 em 2023. Até o momento, em 2024, foram notificados 36 casos.
Os atendimentos relacionados ao HIV e outras ISTs estão disponíveis no SAE, localizado na rua Santa Catarina, número 32, no bairro Vila Romanópolis, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, sem necessidade de agendamento.