Idealizada pelos professores de skate Sandro Testinha e Leila Santos, a ONG Social Skate foi fundada em 2011 com o objetivo de oferecer acesso ao esporte e à educação para crianças e jovens da região de Calmon Viana, em Poá. A iniciativa começou de forma simples, com recursos próprios dos professores, funcionando apenas nos finais de semana e atendendo inicialmente 40 alunos.
Atualmente, a ONG está localizada de maneira fixa próxima a uma quadra de Calmon Viana, atendendo gratuitamente aproximadamente 150 alunos, de segunda a sexta-feira.
Sandro relata que o projeto teve início quando conheceu Leila e juntos perceberam a necessidade de uma iniciativa que promovesse acesso a um esporte educacional na cidade.
“Dando aulas de skate na FEBEM (Fundação Estadual para o Bem-Estar do Menor), conheci a Leila Santos, que também era professora na fundação. Com a troca de governo, nossas aulas na fundação foram encerradas. Então, a Leila teve a ideia de criarmos um projeto independente, nas ruas mesmo, em Calmon Viana”, explicou.
Últimas Notícias
- Prêmio Guará – Destaques do Ano: Claudinei Galo é premiado por sua articulação na política de Suzano em 2024
- Prêmio Guará – Destaques do Ano: Robinson Guedes é premiado por levar o nome de Suzano ao cenário nacional ao conquistar o “Oscar da Contabilidade”
- Mogi Shopping, em Mogi das Cruzes, oferece 19 vagas de emprego em diversas áreas; confira os detalhes
Para os professores, o principal objetivo da ONG é levar educação por meio do esporte. Sandro destaca uma frase que se tornou o lema da organização: “Skate é bom, com educação é ótimo”. Ele também reforça que os serviços oferecidos pela ONG beneficiam não apenas crianças e jovens, mas toda a comunidade, já que as famílias dos alunos são sempre bem-vindas durante as aulas.
Atualmente, a ONG conta com o apoio de recursos estaduais e federais, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte. No entanto, Sandro ressalta que, mesmo com esse suporte, manter a organização exige esforço e dedicação.
“Hoje, mantemos a ONG com recursos públicos estaduais e federais. Precisamos escrever projetos, é um processo muito burocrático. Além disso, dependemos de empresas para financiar o projeto, é uma luta para fazer tudo funcionar”, comentou Sandro.
Apesar dos desafios, o professor destaca a gratidão por poder ajudar a comunidade e pelo reconhecimento da organização.
“Todo esforço vale a pena, porque vemos que estamos fazendo diferença na comunidade há anos. Estamos muito felizes também porque, no final de 2024, tivemos a visita da skatista Raissa Leal. Antes de ganhar o campeonato mundial, ela veio aqui e andou de skate com as crianças”, concluiu.
A ONG Social Skate está localizada na Rua Diva, número 495, em Calmon Viana, Poá. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30. Para mais informações, acesse o perfil @ongsocialskate (https://www.instagram.com/ongsocialskate) no Instagram.