O presidente da Câmara Municipal de Suzano, Artur Takayama (PL), se reuniu nesta terça-feira (04), com o secretário de Segurança Cidadã, Francisco de Assis Balbino, para tratar das ações do Plano Verão 2024/2025. O encontro contou com a presença do assessor estratégico da pasta, Marcelo Miyasaki, e da comandante da Guarda Civil Municipal (GCM), Tatiana Orita.
O Plano Verão, segundo a prefeitura, visa prevenir e minimizar os impactos de eventos climáticos como enchentes, alagamentos e deslizamentos. A iniciativa conta com a mobilização de 12 agentes da Defesa Civil municipal, além do apoio de mais de 600 moradores capacitados pelos Núcleos de Proteção e Defesa Civil (NUPDECs), os grupamentos da GCM e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).
Takayama manifestou preocupação com os recentes danos causados pelas chuvas na cidade e ofereceu o apoio da Câmara Municipal à Defesa Civil nas ações do Plano Verão. O vereador destacou a necessidade de auxílio à população afetada pelas intempéries.
Balbino detalhou que os bairros mais atingidos pelas chuvas recentes foram o Jardim Amazonas, Jardim Maitê e Jardim Monte Cristo. O secretário alertou sobre a saturação do solo e a previsão de chuvas significativas para fevereiro – cerca de 200 milímetros.
Ele enfatizou o comprometimento de sua equipe em mitigar os prejuízos causados pelas chuvas e agradeceu a parceria com o Legislativo, considerando-a fundamental para garantir a eficiência dos serviços prestados à população.



























![Capacitação: Ferraz de Vasconcelos e Sebrae promovem curso gratuito para fortalecer o turismo e a economia criativa; veja detalhes Fundo Social recebe contribuição dos produtores e empreendedores da Vila da Uva Os produtores e empreendedores da Vila da Uva, do espaço destinado à venda de produtos durante a 41ª Festa da Uva Fina de Ferraz de Vasconcelos, entregaram na tarde desta quarta-feira (22) uma contribuição ao Fundo Social de Solidariedade como forma de colaborar nas causas sociais do município e ajudar as famílias mais vulneráveis. A coordenadora do Fundo Social, Silvana Santos, recebeu os expositores que, acompanhados pela coordenadora da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Érika Esteves Mellem, realizaram a ação social. Eles ressaltaram que, em outras prefeituras e cidades, os expositores precisam pagar para participarem da festa, mas no caso da Prefeitura de Ferraz, foi … [12:04, 23/10/2025] +55 11 95838-9409: Ferraz de Vasconcelos e Sebrae](https://hojediario.com/wp-content/uploads/2025/10/Capa-Rebranding-2025-10-23T143855.762-300x169.jpg)
