De acordo com avaliação realizada pela Secretaria de Saúde de Mogi das Cruzes, os percentuais de infestação do mosquito Aedes aegypti (transmissor da dengue) caíram quase 60% na cidade, mas ainda estão acima dos níveis de segurança. Para realizar a avaliação, equipes da Prefeitura da cidade visitaram 4.870 imóveis durante o mês de janeiro, dos quais 3.773 foram efetivamente vistoriados.
O relatório aponta que o Índice de Breteau (IB) baixou de 8,23 em janeiro de 2024 para 4,89 no mesmo período deste ano – a ferramenta indica a quantidade de larvas do Aedes aegypti nos imóveis e é determinante na condução das ações de combate ao mosquito. O Ministério da Saúde considera que índices iguais ou inferiores a 1,0 são ideais.
Já índices entre 1 e 4 são considerados de alerta, e acima de 4 são considerados de risco de surto, situação ainda enfrentada em Mogi das Cruzes.
De acordo com o relatório, a região que compreende o distrito de Braz Cubas, incluindo bairros como Vila Jundiaí, Vila Nova Cintra, Jardim Universo, Vila Brasileira, Oropó, Vila Municipal e adjacências, apresentou maior vulnerabilidade para infestação do Aedes aegypti – o Índice Breteau chegou a 6,58 nesta região. Na sequência, com índice de 5,77, está a área que compreende os bairros da Vila Lavínia, Vila Cléo, Jardim Santista, Alto Ipiranga, Chácara Jafet, Parque Santana, Mogi Moderno e Vila da Prata.
O estudo apontou ainda o aumento significativo da quantidade de larvas do mosquito em recipientes recicláveis/reaproveitáveis (a exemplo de garrafas pet e plásticos) e em materiais inservíveis (lixo). Da mesma forma, a quantidade de criadouros dentro de imóveis residenciais aumentou.
A Secretaria Municipal de Saúde reforçou a visita dos agentes de controle de vetores às regiões com maior vulnerabilidade, incluindo ações de bloqueio de larvas e mosquitos e orientação sobre os cuidados no combate ao mosquito da dengue. No entanto, a colaboração dos munícipes é fundamental para o sucesso da ação, por isso, no próximo dia 19, o município prepara um Mutirão de Combate à Dengue.
Últimas Notícias
- Usuários das linhas 11-Coral e 12-Safira da CPTM, que atendem Suzano, Mogi das Cruzes, Itaquaquecetuba e região, devem ficar atentos a mudanças durante todo o “feriadão”
- Espetáculo “O Andante” chega a Mogi das Cruzes com apresentações gratuitas no SESI em maio; confira
- Concessionária Novo Litoral promove ação educativa na Rodovia Mogi-Bertioga antes do feriado prolongado