PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Mogi das Cruzes reduz índice de infestação do mosquito Aedes aegypti em quase 60%; proliferação permanece acima dos níveis de segurança

De acordo com avaliação realizada pela Secretaria de Saúde de Mogi das Cruzes, os percentuais de infestação do mosquito Aedes aegypti (transmissor da dengue) caíram quase 60% na cidade, mas ainda estão acima dos níveis de segurança. Para realizar a avaliação, equipes da Prefeitura da cidade visitaram 4.870 imóveis durante o mês de janeiro, dos quais 3.773 foram efetivamente vistoriados.

O relatório aponta que o Índice de Breteau (IB) baixou de 8,23 em janeiro de 2024 para 4,89 no mesmo período deste ano – a ferramenta indica a quantidade de larvas do Aedes aegypti nos imóveis e é determinante na condução das ações de combate ao mosquito. O Ministério da Saúde considera que índices iguais ou inferiores a 1,0 são ideais.
Já índices entre 1 e 4 são considerados de alerta, e acima de 4 são considerados de risco de surto, situação ainda enfrentada em Mogi das Cruzes.

De acordo com o relatório, a região que compreende o distrito de Braz Cubas, incluindo bairros como Vila Jundiaí, Vila Nova Cintra, Jardim Universo, Vila Brasileira, Oropó, Vila Municipal e adjacências, apresentou maior vulnerabilidade para infestação do Aedes aegypti – o Índice Breteau chegou a 6,58 nesta região. Na sequência, com índice de 5,77, está a área que compreende os bairros da Vila Lavínia, Vila Cléo, Jardim Santista, Alto Ipiranga, Chácara Jafet, Parque Santana, Mogi Moderno e Vila da Prata.

O estudo apontou ainda o aumento significativo da quantidade de larvas do mosquito em recipientes recicláveis/reaproveitáveis (a exemplo de garrafas pet e plásticos) e em materiais inservíveis (lixo). Da mesma forma, a quantidade de criadouros dentro de imóveis residenciais aumentou.

A Secretaria Municipal de Saúde reforçou a visita dos agentes de controle de vetores às regiões com maior vulnerabilidade, incluindo ações de bloqueio de larvas e mosquitos e orientação sobre os cuidados no combate ao mosquito da dengue. No entanto, a colaboração dos munícipes é fundamental para o sucesso da ação, por isso, no próximo dia 19, o município prepara um Mutirão de Combate à Dengue.