Há uma música do Tom Jobim, intitulada Águas de Março, e se encerra desta forma: “São as águas de março fechando o verão/ É a promessa de vida no teu coração…”
O que temos visto nesses nossos tempos, são as águas de Fevereiro. Muita chuva, muita água, muita enchente, muita gente assustada…
Sabemos o quanto mexemos na natureza, o quanto modificamos o planeta, já falei sobre isso aqui inúmeras vezes, mas é sempre bom reforçar. O que fazemos pela Terra, ela vai nos dar como troco. Se não nos preocuparmos com ela, mais ela vai agonizar diante dos nossos olhos, deixando apenas um deserto para as gerações futuras.
Mas eu não falo isso só para meu leitor, que deve ser pessoa isolada e que de repente pensa: “Eu vou ler um pouco do que essa mulher fala por aqui.” Eu gostaria que meu texto fosse lido pelos grandes empresários, pelos industriais que forçam a criação de embalagens cada vez mais resistentes e construídas com uma mistura de derivados do petróleo e papel ou papelão a fim de cumprir algumas regras dos códigos do consumidor de todo o mundo e se responsabilizam apenas por um lembrete no canto da embalagem que diz: Recicle-me…
Últimas Notícias
É bem assim… Pense também nos milhões de metros cúbicos de água são retirados do subsolo todos os dias…. Pense também nos milhões de metros cúbicos de petróleo que são retirados todos os dias do solo e do mar… Pense nos milhões de metros cúbicos de oxigênio tirado da atmosfera para servir para a fabricação do aço… e vai por aí além..
Imaginem a transformação por que passa o solo das cidades grandes como São Paulo, Tóquio, Nova Iorque e outras com as obras de túneis, escavações para enormes construções tanto industriais como habitacionais… vale se lembrar dos grandes túneis submarinos que ligam alguns países no norte da Europa….sim, são muitos maus tratos pelos quais passa o planeta. É de se pensar: – Quantas vidas a natureza perde com essas mudanças?
Indo mais adiante pensemos ainda no lixo derramado nos lixões sem fim de muitas cidades e nos grandes buracos feitos pelas minas de carvão e de outros metais preciosos para a indústria e ourivesaria.
Tudo isso para falar da chuva? Sim… quanto menos cuidarmos do planeta, mas ele vai nos afetar com esses reveses do clima. Pense nisso!!!
(Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal HojeDiario.com).