PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Papa Leão XIV: Cardeal americano Robert Francis Prevost, de 69 anos, é o novo Papa da Igreja Católica

O cardeal norte-americano Robert Francis Prevost foi escolhido na tarde desta quinta-feira (08) como o novo papa da Igreja Católica. Aos 69 anos, ele assume o pontificado com o nome de Leão XIV, tornando-se o primeiro pontífice nascido nos Estados Unidos a liderar a Igreja.
O anúncio foi feito no início da tarde após o surgimento da fumaça branca na chaminé da capela Sistina, indicando o fim do conclave iniciado na quarta-feira (07). Milhares de pessoas acompanharam o momento na praça São Pedro, no Vaticano, e celebraram a nomeação do novo líder católico.

Natural de Chicago, Prevost nasceu em 14 de setembro de 1955. Ingressou na Ordem de Santo Agostinho em 1977 e foi ordenado sacerdote cinco anos depois.
Sua atuação missionária se concentrou no Peru, onde permaneceu por mais de 20 anos exercendo funções como pároco, formador religioso e bispo da diocese de Chiclayo. Em 2015, obteve a cidadania peruana.

Em 2023, o Papa Francisco o nomeou prefeito do Dicastério para os Bispos, órgão do Vaticano responsável por indicar nomes para o episcopado em todo o mundo. A função ampliou seu protagonismo na Cúria Romana e o colocou entre os favoritos à sucessão papal.

Leão XIV é reconhecido por sua postura moderada, atenção às questões sociais e proximidade com os fiéis. Ele é defensor do modelo de Igreja sinodal, que busca maior participação dos leigos e membros do clero na condução das decisões internas, proposta fortalecida por seu antecessor.

Embora mantenha posições tradicionais em temas doutrinários como o celibato clerical e a não ordenação de mulheres, o novo papa é visto como alguém aberto a promover reformas internas e a intensificar o diálogo com diferentes religiões e culturas.