PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

“Mulheres na política e a busca por igualdade”, por Larissa Ashiuchi

Cada vez mais, a presença das mulheres na política vem se tornando um assunto que vai muito além da representatividade, sendo uma necessidade para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. E no artigo de hoje, vamos tratar justamente da importância de buscarmos este protagonismo ao considerar o quão essencial é a força feminina no atual cenário político.

O envolvimento feminino neste cenário traz consigo uma agenda que prioriza questões como saúde, educação, direitos reprodutivos e combate à violência doméstica. Temos a tendência a promover políticas públicas mais inclusivas e sensíveis às necessidades de grupos historicamente marginalizados como mulheres e crianças, inferindo melhores resultados democráticos e níveis mais elevados de paz e prosperidade a nível municipal, estadual e até mesmo nacional.

Para alcançarmos uma representação política mais equitativa, é fundamental adotar medidas que vão além das cotas de gênero. Desde cedo, devemos promover a educação política para mulheres, oferecendo formação e apoio para que, por exemplo, mais de nós possamos disputar eleições em condições de igualdade com propostas concretas, independentemente do gênero dos políticos envolvidos. A capacidade, ética e responsabilidade devem ser priorizadas na escolha do voto e não por ideais do machismo estrutural. 

Aqui em Suzano, por exemplo, as mulheres vêm ganhando cada vez mais espaço no poder público. Ao longo dos oito anos nos quais pude atuar como presidente do nosso Fundo Social de Solidariedade na gestão do meu marido e atual secretário do Verde e do Meio Ambiente de São Paulo, o sempre prefeito Rodrigo Ashiuchi, pude dar mais visibilidade para esta luta, além de promover projetos que incentivem esta participação e fortaleçam esta união e sororidade, pois antes de tudo, temos que apoiar umas as outras. 

A presença das mulheres na política é fundamental para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Superar as barreiras estruturais e garantir a plena participação feminina nos espaços de poder político é um passo essencial para assegurar que as políticas públicas reflitam as necessidades e direitos de toda a população. É imperativo que a sociedade como um todo reconheça e valorize a importância desta presença feminina, promovendo um ambiente mais inclusivo e representativo para todos.

(Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do portal HojeDiario.com).