Mogi das Cruzes recebe neste sábado (17) a abertura da Mostra de Cinema Itapety com uma exibição especial ao ar livre no Pico do Urubu. A partir das 18h30, um telão instalado no local vai exibir gratuitamente curtas-metragens na “Mostra Paralela Cinema”, com obras que têm como tema o próprio universo cinematográfico.
Entre os destaques da sessão estão os curtas Quem Me Quer?, de Tiago Pinheiro (Recife, em Pernambuco); Fuji, de Kauê André (São Paulo); e Paradiso de Anibal, de Diego Baraldi (Cuiabá, em Mato Grosso). A programação é gratuita, aberta ao público e conta com recursos de acessibilidade, como tradução em LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais).
Últimas Notícias
- Mulher tem entrada VIP até as 21h: “O Point”, em Poá, recebe Billy SP (ex-Samprazer) e grupo Novo Lance para noite de pagode neste sábado (28)
- Bora Ali? Renato Teixeira no SESC de Mogi das Cruzes, comédia com André Santi, festas juninas e o melhor do fim de semana no Alto Tietê
- Prefeitura de Suzano promove 2ª edição do Suzangames na próxima quinta-feira (03)
A Mostra de Cinema Itapety seguirá até o dia 31 de maio com exibições em diversos pontos da cidade, incluindo o Theatro Vasques, Pipa Hub, Cemforpe, escolas, ONGs e centros culturais. Ao todo, serão 148 filmes — cinco longas e 143 curtas — selecionados entre 668 produções inscritas de todas as regiões do país.
No domingo (18), as sessões continuam no distrito de Taiaçupeba, com duas exibições às 16h e 18h na sede da SAT (Associação dos Amigos de Taiaçupeba). A mostra também promoverá atividades formativas na Universidade Braz Cubas, com oficinas e palestras sobre direção, produção audiovisual, captação de áudio, inteligência artificial, direitos autorais e mercado internacional.
A curadoria do evento, formada por Paulo Ferreira, Priscila Nicoliche e Rodrigo Campos, busca democratizar o acesso ao cinema e alcançar públicos diversos, como crianças, adolescentes, idosos, pessoas com deficiência, população LGBTQIAP+, universitários e pessoas em situação de rua.
Ao longo da programação, dois nomes do cinema brasileiro serão homenageados.
No dia 23 de maio, o diretor Jorge Bodanzky participará de uma sessão especial no Theatro Vasques. No encerramento, em 31 de maio, a atriz paraibana Zezita Matos será homenageada por sua trajetória em obras como A História da Eternidade e Pacarrete.
A programação completa está disponível no perfil oficial do evento no Instagram @mostraitapety