Durante a noite de sexta-feira (06), a Prefeitura de Suzano promoveu mais uma edição da operação “Cidade e Ordem”, coordenada pela Secretaria Municipal de Segurança Cidadã. A ação, que teve início às 22h e se estendeu até pouco antes da 1h de sábado (07), resultou em 45 abordagens e no fechamento de três estabelecimentos comerciais.
Um dos alvos foi uma adega no bairro Miguel Badra, interditada por funcionar fora do horário permitido e por descumprir a Lei Federal Antifumo.
A operação mobilizou 30 agentes, incluindo nove membros da Guarda Civil Municipal (GCM) de Suzano, 11 policiais do 32º Batalhão da Polícia Militar (BPM/M), quatro representantes da Vigilância Sanitária, três fiscais do Departamento de Fiscalização de Posturas e dois agentes da Secretaria Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana.
Durante a fiscalização, além das 45 abordagens, foram realizadas duas inspeções em veículos, uma vistoria a motocicleta e três orientações formais. Ao todo, três estabelecimentos foram fechados por operarem além do horário regulamentado.
Um deles, a adega localizada no bairro Miguel Badra, reunia cerca de 30 pessoas no momento da abordagem. Apesar de não haver som alto, a Vigilância Sanitária identificou violação à legislação antifumo e lavrou auto de infração.
O local também foi interditado por estar em funcionamento após as 22h, em desacordo com o Código de Posturas Municipal.
Outros dois estabelecimentos comerciais da mesma região foram fechados: uma lanchonete na avenida Katsutoshi Naito e um ponto comercial na rua Bandeirantes. Ambos operavam além do horário permitido.
Segundo a fiscalização, não houve registro de som alto nem aglomerações, mas os responsáveis foram orientados e penalizados conforme as normas em vigor.
A operação “Cidade e Ordem” é parte da política de segurança urbana integrada adotada pela atual gestão municipal. As ações são planejadas com base em denúncias feitas por moradores e no mapeamento de áreas com maior incidência de irregularidades.
O foco da iniciativa inclui o combate ao funcionamento irregular de estabelecimentos, consumo excessivo de álcool, poluição sonora e descumprimento de normas sanitárias e urbanísticas.









![Capacitação: Ferraz de Vasconcelos e Sebrae promovem curso gratuito para fortalecer o turismo e a economia criativa; veja detalhes Fundo Social recebe contribuição dos produtores e empreendedores da Vila da Uva Os produtores e empreendedores da Vila da Uva, do espaço destinado à venda de produtos durante a 41ª Festa da Uva Fina de Ferraz de Vasconcelos, entregaram na tarde desta quarta-feira (22) uma contribuição ao Fundo Social de Solidariedade como forma de colaborar nas causas sociais do município e ajudar as famílias mais vulneráveis. A coordenadora do Fundo Social, Silvana Santos, recebeu os expositores que, acompanhados pela coordenadora da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Érika Esteves Mellem, realizaram a ação social. Eles ressaltaram que, em outras prefeituras e cidades, os expositores precisam pagar para participarem da festa, mas no caso da Prefeitura de Ferraz, foi … [12:04, 23/10/2025] +55 11 95838-9409: Ferraz de Vasconcelos e Sebrae](https://hojediario.com/wp-content/uploads/2025/10/Capa-Rebranding-2025-10-23T143855.762-300x169.jpg)


















