O mês de Junho é especialmente dedicado à conscientização sobre a violência contra a pessoa idosa. O próximo domingo (15/06) será marcado pelo Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, uma data que nos convoca a olhar com mais atenção, empatia e responsabilidade para aqueles que tanto contribuíram com a sociedade ao longo de suas vidas. Respeitar os idosos é respeitar a história e a construção do nosso presente.
Infelizmente, a violência contra essa população ainda é uma realidade que se manifesta de várias formas: física, psicológica, financeira e até mesmo pela negligência. Muitos casos acontecem dentro da própria família, o que exige que todos nós, enquanto sociedade, sejamos vigilantes e acolhedores. A denúncia é um ato de amor e cidadania. O silêncio, nesse contexto, também machuca.
Últimas Notícias
Valorizar a pessoa idosa é garantir seus direitos, oferecer inclusão, atenção e cuidado. É preciso criar ambientes onde os mais velhos se sintam seguros, respeitados e parte ativa da comunidade. Investir em políticas públicas de proteção, saúde, lazer e convivência é fundamental para construir uma cidade mais justa e humana para todas as gerações.
Ao longo dos últimos oito anos, o cuidado com a pessoa idosa foi uma bandeira defendida por mim e pelo meu marido, o sempre prefeito Rodrigo Ashiuchi, em Suzano. Trabalhamos com muito amor e compromisso para entregar equipamentos essenciais, como o Centro de Convivência da Melhor Idade (CCMI) Maria Picoletti e o Centro Dia do Idoso, na região norte da cidade. Também promovemos momentos de integração e valorização com os Jogos da Melhor Idade (Jomi), a Gincana da Melhor Idade e tantos outros eventos pensados especialmente para quem tanto já fez por todos nós. Cuidar dos nossos idosos é uma escolha diária e essa sempre será uma das nossas prioridades.
(Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal HojeDiario.com).