PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Prefeitura de Mogi das Cruzes anuncia sistema de prestação de contas digital para 2026

Na última quarta-feira (16), a Prefeitura de Mogi das Cruzes realizou, em cerimônia no Theatro Vasques, uma apresentação pública do “Sistema de Gestão de Parcerias do Terceiro Setor”, que dará mais transparência e agilidade à tramitação de processos. A ação, que terá início no próximo ano, também atende a uma determinação do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE/SP).

A remessa eletrônica obrigatória de dados valerá para todas as instituições do Terceiro Setor (contratos de gestão, termos de parceria, convênios e termos de colaboração ou de fomento e seus respectivos termos aditivos). O sistema busca desburocratizar o método atual, que demanda impressão, preenchimento e protocolos de papéis.
No novo sistema, o processo passará a ser feito de maneira eletrônica, por meio de login e senha e preenchimento diretamente na plataforma, acompanhamento on-line e aprovação eletrônica. A medida atende à Fase V do projeto Auditoria Eletrônica de Órgãos Públicos (Audesp), que, de acordo com o Tribunal de Contas do Estado, tem o objetivo de aperfeiçoar o controle de gestão governamental por meio da tecnologia da informação, aprimorando procedimentos e buscando maior agilidade nos trabalhos.

Algumas das vantagens do novo sistema, pontuadas pelo secretário, são a disponibilidade on-line dos documentos para consultas a qualquer momento; economia de tempo e recursos; histórico acessível e organizado, capacitações, suporte técnico especializado e orientações em todas as etapas.

O evento também contou com a presença de autoridades, secretários municipais e representantes das cerca de 80 entidades que desenvolvem projetos à população com subvenção do município. Um dos destaques da cerimônia foi a apresentação musical do Quarteto Popular da Sinfônica de Mogi das Cruzes.