A cantora, atriz e apresentadora Preta Gil morreu neste domingo (20), aos 50 anos, após enfrentar um câncer colorretal diagnosticado em janeiro de 2023. Filha do músico Gilberto Gil, ela iniciou o tratamento logo após o diagnóstico, passando por cirurgias, internações e sessões de quimioterapia.
Em agosto de 2023, Preta retirou um tumor e o útero, encerrando o tratamento em dezembro do mesmo ano. No entanto, em agosto de 2024, a doença retornou com metástase no peritônio, lesão no ureter e dois linfonodos comprometidos. Em dezembro, ela passou por uma cirurgia de 21 horas para a retirada de um tumor.
Recentemente, buscou tratamento nos Estados Unidos, mas teve uma piora na saúde nos últimos dias e não resistiu às complicações.
Últimas Notícias
Preta Maria Gadelha Gil Moreira nasceu em 8 de agosto de 1974, filha de Gilberto Gil e Sandra Gadelha. Ela era irmã de Pedro Gil, que morreu em um acidente de carro aos 19 anos, e de Maria Gil. Considerava os músicos Caetano Veloso e Maria Bethânia como tios e tinha Gal Costa como madrinha. Quando seu pai foi registrá-la, precisou insistir para que o nome Preta fosse aceito no cartório, alegando que outros nomes como Branca, Clara e Rosa nunca haviam sido questionados.
A artista chegou a atuar brevemente na publicidade e na produção de videoclipes para nomes como Ivete Sangalo, Angélica, KLB e SNZ, antes de iniciar sua trajetória musical. Seu primeiro álbum, Prêt-à Porter, foi lançado em agosto de 2003, com capa e encarte ilustrados por fotos nuas da cantora. O segundo disco, Preta, saiu em setembro de 2005. Ao longo dos anos, ela se tornou uma figura presente na mídia, frequentemente envolvida em debates sobre padrões corporais.
Preta era conhecida por seu posicionamento contra o racismo, a gordofobia e a homofobia, temas que abordava em shows e no Carnaval, por meio do Bloco da Preta. Criado em 2010, o bloco se tornou um dos maiores do Rio de Janeiro, reunindo milhões de foliões nas ruas. Em 2014, o evento foi transformado em um DVD, com participações de artistas como Lulu Santos, Ivete Sangalo, Anitta, Israel Novaes e Thiaguinho.
Entre seus álbuns posteriores, destacam-se Sou como Sou (2012), com composições de Ana Carolina, seu filho Francisco e seu pai Gilberto Gil, e Todas as Cores (2017). Em 2017, ela cofundou a agência de marketing de influência MYND, ao lado de Fátima Pissara, Carlos Scappini, Marcello Azevedo e Malu Barbosa, criando também o selo MUSIC2, voltado para música.
Na televisão, Preta atuou em novelas como Agora é Que São Elas (2004), Caminhos do Coração (2007) e Os Mutantes (2008). Também participou das séries Ó Paí, Ó (2008) e As Cariocas (2010), e fez aparições em Cheias de Charme (2012) e Pé na Cova (2013). No canal Multishow, foi apresentadora do programa TVZ.
Na vida pessoal, Preta teve relacionamentos com os atores Caio Blat e Paulo Vilhena, além do apresentador Marcos Mion. Casou-se com Otávio Müller, com quem teve seu único filho, Francisco Gadelha Gil Moreira Müller de Sá, nascido em 1995. Também foi casada com o mergulhador Carlos Henrique Lima e com o personal trainer Rodrigo Godoy, com quem manteve uma relação entre 2015 e 2023.
Ela deixa o filho Francisco, de 29 anos, e a neta Sol de Maria, de 9 anos.