O filósofo e escritor Mario Sergio Cortella participou, na noite desta segunda-feira (21), de um evento voltado a profissionais da educação, promovido pela Secretaria Municipal de Educação de Suzano. A palestra, realizada na Arena Suzano, reuniu mais de quatro mil pessoas e marcou oficialmente o retorno às aulas da rede municipal, previsto para esta terça-feira (22).
O público presente foi formado, em sua maioria, por educadores da rede municipal. Também participaram representantes de escolas particulares, faculdades, do IFSP (Instituto Federal de São Paulo), de escolas técnicas e de conselhos municipais ligados à educação.
O evento, conduzido pela secretária municipal de Educação, Renata Priscilla, contou com a presença de autoridades como o prefeito Pedro Ishi, a primeira-dama Déborah Raffoul Ishi, o ex-prefeito e atual secretário do Verde e Meio Ambiente de São Paulo, Rodrigo Ashiuchi, além da ex-primeira-dama Larissa Ashiuchi, secretários municipais, vereadores e lideranças da região do Alto Tietê.
Durante a palestra intitulada “Cenários Turbulentos, Mudanças Velozes”, Cortella abordou as transformações no perfil dos alunos e destacou a importância da adaptação dos professores — tanto em relação aos métodos pedagógicos quanto à forma de se relacionar com os estudantes.
Reconhecido nacionalmente por sua atuação nas áreas de filosofia e educação, o palestrante é autor de obras como “Qual é a tua obra?” e “Por que fazemos o que fazemos?”, que juntos já venderam mais de 3,8 milhões de exemplares no Brasil. Seus trabalhos abordam temas como ética, comportamento e os desafios contemporâneos do mundo do trabalho.
A iniciativa integra um conjunto de ações promovidas pela Secretaria Municipal de Educação voltadas à formação continuada dos profissionais da rede, visando fortalecer o compromisso com a qualidade do ensino e valorizar os educadores.
O prefeito Pedro Ishi comentou sobre as expectativas para o segundo semestre letivo da rede municipal.
“A expectativa é muito boa. Temos vários projetos segmentados, inclusive na área da inclusão. Como foi dito aqui, um dos princípios básicos da educação é incluir mais os alunos em sala de aula, para que possam participar mais das atividades. O Cortella falou sobre isso. Temos uma pauta muito importante nesse sentido. É muito significativo recebermos na cidade de Suzano uma pessoa como o Cortella. Reafirmamos nossa proposta de trazer mais nomes relevantes e capacitar ainda mais a nossa rede municipal de ensino, trabalhando nesse pilar tão essencial, que é oferecer uma educação cada vez mais inclusiva”, afirmou.
Mario Sergio Cortella possui uma trajetória consolidada na academia, com passagens pela PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo) e pela Fundação Dom Cabral. Também atuou como secretário municipal de Educação de São Paulo na década de 1990 e é presença constante na mídia nacional.









![Capacitação: Ferraz de Vasconcelos e Sebrae promovem curso gratuito para fortalecer o turismo e a economia criativa; veja detalhes Fundo Social recebe contribuição dos produtores e empreendedores da Vila da Uva Os produtores e empreendedores da Vila da Uva, do espaço destinado à venda de produtos durante a 41ª Festa da Uva Fina de Ferraz de Vasconcelos, entregaram na tarde desta quarta-feira (22) uma contribuição ao Fundo Social de Solidariedade como forma de colaborar nas causas sociais do município e ajudar as famílias mais vulneráveis. A coordenadora do Fundo Social, Silvana Santos, recebeu os expositores que, acompanhados pela coordenadora da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Érika Esteves Mellem, realizaram a ação social. Eles ressaltaram que, em outras prefeituras e cidades, os expositores precisam pagar para participarem da festa, mas no caso da Prefeitura de Ferraz, foi … [12:04, 23/10/2025] +55 11 95838-9409: Ferraz de Vasconcelos e Sebrae](https://hojediario.com/wp-content/uploads/2025/10/Capa-Rebranding-2025-10-23T143855.762-300x169.jpg)


















