PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

 “A pílula azul”, por Luci Bonini

Muitos devem se lembrar do filme Matrix, em que o personagem Neo – que pode ser Noé com duas letras invertidas, ou neo do latim, novo – é contatado por Morpheus, um lendário hacker e líder da resistência humana, e por Trinity, uma misteriosa hacker que o guia até Morpheus.
Morpheus oferece a Neo a escolha entre duas pílulas: a azul, que o faria esquecer tudo e retornar à sua vida ilusória, e a vermelha, que o revelaria a verdade. Neo escolhe a pílula vermelha e acorda em um mundo pós-apocalíptico, descobrindo que a humanidade está aprisionada em uma realidade simulada chamada Matrix, criada por máquinas inteligentes. Os humanos são usados como fonte de energia, vivendo em um estado de inconsciência.

O clímax do filme envolve a tentativa de Morpheus de encontrar o Oráculo, uma figura que pode prever o futuro, e sua subsequente captura pelo Agente Smith, um programa sentinela da Matrix. Neo, com a ajuda de Trinity, resgata Morpheus e, em um confronto final com o Agente Smith, ele manifesta plenamente seus poderes como o Escolhido, derrotando o Agente e demonstrando sua capacidade de ver e manipular o código da Matrix.

Muitas pessoas falam do despertar, da pílula vermelha, de sair da matrix…. como o que é a pílula azul? Quais os ingredientes que a pílula azul contém que nos aprisionam na Matrix?

Muitas crenças foram sendo construídas ao longo do processo civilizatório, as religiões e os poderosos sempre criaram bloqueios ou belas esperanças em que muitos acreditaram e até morreram por elas ou morreram acreditando nelas. Imaginem as pessoas que compraram, ou ainda compram terrenos no céu, ou acreditam que a Terra é plana, e que não há vida inteligente fora do nosso planeta… Essas crenças que muitas vezes são implantadas à força em diferentes épocas, impedem que as pessoas possam ampliar sua própria capacidade de criar.

Quando alguém chega com as seguintes frases: – Eu vou dizer a você a verdade que ninguém nunca te contou….. ou – Aqui você consegue realmente criar seu destino…. ou – Faça isso e você vai atrair o amor da sua vida…. ou vai virar milionário etc etc… Dois minutos por dia dessa ginástica e você será saudável e terá uma vida longa…

A propaganda e suas técnicas já foram usadas de diferentes formas ao longo da trajetória humana. Frases que criaram limitações em nossas vidas, como por exemplo: – Manga com leite mata… – Cada macaco no seu galho… – Deixar o chinelo virado a mãe morre… – Derramar sal no chão traz azar…. – Nunca coma a última fatia do bolo porque senão você não casa…. e aqui seriam inúmeras superstições que criam limitações.

Assim é a pílula azul, ela é feita de ingredientes de linguagem: frases, histórias, lendas, crenças que limitam nosso livre pensar. É o Agente Smith:  um programa de inteligência que vem de todos os que manipulam o poder e que atua como o encarregado de manter a ordem dentro da Matrix e eliminar ameaças, ou seja aqueles que já se libertaram de muitas amarras.

(Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal HojeDiario.com).