PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

“Agosto Lilás: a luta contra a violência doméstica e o fortalecimento das mulheres”, por Larissa Ashiuchi

Agosto é o mês em que todo o país se une na campanha Agosto Lilás, um movimento fundamental de conscientização e enfrentamento à violência doméstica contra a mulher. Essa é uma causa que exige não apenas visibilidade, mas ações contínuas para garantir proteção, justiça e oportunidades de recomeço para tantas mulheres que sofrem em silêncio.

Em Suzano, nos últimos anos durante a gestão do sempre prefeito Rodrigo Ashiuchi, avançamos muito na criação de políticas públicas que oferecem amparo e segurança às vítimas, como serviços de acolhimento, orientação e acompanhamento psicológico. Além disso, a rede de apoio, por meio da Patrulha Maria da Penha, também atua incansavelmente para garantir que nenhuma mulher esteja sozinha diante dessa realidade.

Mas o combate à violência doméstica não se resume apenas a medidas punitivas. É preciso fortalecer o empoderamento feminino, garantindo acesso à educação, oportunidades de emprego e incentivo à liderança das mulheres na sociedade e na política. Quando uma mulher se torna independente e encontra suporte, ela rompe barreiras e inspira outras a fazerem o mesmo.

Neste Agosto Lilás, reforço o chamado para que todas e todos se unam nessa luta. Denunciar, apoiar e oferecer caminhos de liberdade são passos essenciais para que possamos construir um futuro em que cada mulher viva com dignidade, respeito e igualdade.

(Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do portal HojeDiario.com).