O texto anterior abordou a Pílula Azul, dentro do conceito do filme Matrix, que significa tudo aquilo que nos prende às coisas comuns que não nos fazem sair do lugar. A pílula azul, significava viver nessa ilusão do sistema, fazer o que Eles querem…
Hoje eu abordo a outra pílula, a vermelha. No universo da “Matrix”, a pílula vermelha é um dos símbolos mais icônicos e centrais da narrativa, representando uma escolha fundamental que protagonista é confrontado a fazer. Se Neo tomasse a pílula vermelha, ele seria despertado para a realidade brutal e desconfortável de que o mundo em que vive é uma simulação, e ele seria libertado para enfrentar essa verdade.
Assim, a pílula vermelha simboliza, muitas coisas. Em primeiro lugar a Verdade e o Despertar: Representa a busca pela verdade, por mais dura que ela seja. É a escolha de ver a realidade como ela é, em vez de viver em uma ilusão confortável. Imagine um momento em que alguém percebe uma verdade fundamental sobre a sociedade – machista, hipócrita, a falta de respeito com os direitos humanos, a economia ou qualquer outro sistema que antes não era compreendido.
Últimas Notícias
Liberdade e Consciência: imagine ter a liberdade de pensamento e a consciência sobre sua própria existência, mesmo que isso signifique abandonar a segurança e o conforto da ignorância. O conhecimento vem sendo manipulado sempre: pelos grandes oligopólios, pelos interesses da cultura dominante. Quando nos libertamos do pensamento que aprisiona, quebramos paradigmas, rejeitamos certas formas de manipulação. Um exemplo de manipulação são as séries que pregam histórias de amor finais felizes depois de uma série de tormentas. O final feliz dos contos de fadas vem sendo repetido inúmeras vezes em outros formatos em diferentes produções cinematográficas.
Essa liberdade e consciência levará os sujeitos a pensar mais em si mesmos, de como agir a partir de seus sentimentos sempre tendo como objetivo a felicidade do todo. Somos parte de um todo, defender este ou outro ponto de vista que só traz felicidade e a justiça para um determinado grupo, já não faz mais sentido.
Somos todos humanos, e por isso, somos iguais. O despertar na medida que traz o auto conhecimento nos deixa mais perto do NÓS do que do EU, pois sem o Outro eu não serei nada. Não posso ficar ileso à falta de respeito aos outros seres humanos e a mim mesmo. Não posso fechar os olhos à injustiça, ao abandono de pessoas e animais e ao descaso com o meio ambiente em diferentes níveis: local e mundial.
Concluindo, com uma boa dose de pílula vermelha todos os dias, chegaremos lá.