PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

“Agosto Lilás: proteção e respeito às mulheres”, por Alex Santos

Meus amigos, o mês de agosto marca uma importante mobilização nacional em defesa das mulheres: o Agosto Lilás, campanha que reforça o enfrentamento à violência doméstica e familiar, promovendo informação, acolhimento e o fortalecimento da rede de proteção.
Neste ano, a Lei Maria da Penha (Lei Federal 11.340/2006) completa 19 anos de promulgação, consolidando-se como um dos maiores marcos da luta pelos direitos das mulheres. Criada para coibir e prevenir agressões físicas, psicológicas, sexuais, morais e patrimoniais, a lei é símbolo de resistência, dignidade e justiça.

Em Suzano, temos avançado com responsabilidade e sensibilidade para garantir que cada mulher tenha acesso a apoio, acolhimento e segurança. O município conta com a Clínica da Mulher, com o Departamento da Mulher e com o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, espaços que atuam diretamente na formulação de políticas públicas, na escuta qualificada e no fortalecimento da autonomia feminina.

Na área da segurança, a cidade disponibiliza diversos canais de atendimento, como a Guarda Civil Municipal (GCM), pelo número 153, e a Patrulha Maria da Penha, que atua em casos de medida protetiva, com atendimento pelos telefones (11) 4745-2150 e (11) 4746-3297. A população também pode contar com o suporte da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), localizada na rua Presidente Nereu Ramos, 302 – Centro, além do já conhecido Disque 180, da Central de Atendimento à Mulher, e o 190, da Polícia Militar.

A cidade ainda utiliza um aplicativo de proteção desenvolvido para auxiliar mulheres com medida protetiva, possibilitando o acompanhamento das vítimas por parte da Patrulha Maria da Penha e permitindo intervenções mais ágeis quando necessário. A ferramenta é mais uma aliada na construção de uma rede de segurança integrada e efetiva.

Essa rede de apoio também conta com o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), a Rede de Atenção à Pessoa Vítima de Violência Doméstica e Sexual (RAPSVDS), o Centro de Referência e Apoio à Vítima (Cravi), os Conselhos Tutelares, a Comissão das Mulheres Advogadas da OAB Suzano e a própria Sala Rosa da DDM, entre outros serviços que atuam em conjunto para garantir proteção, orientação jurídica, apoio psicológico e intervenções sociais.

O Agosto Lilás é mais do que uma campanha. É um compromisso permanente com a dignidade, a integridade e o futuro das mulheres. E é com esse espírito que Suzano segue trabalhando, todos os dias, por uma cidade mais segura, justa e acolhedora para todas.

Seguimos juntos, com coragem, empatia e responsabilidade, ao lado do nosso prefeito Pedro Ishi, por uma cidade que respeita e valoriza a vida das mulheres.

(Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal HojeDiario.com).