Nesta segunda-feira (11), a Prefeitura de Suzano, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, iniciou a 5ª Mostra de Dança do município, visando celebrar a arte em movimento na cidade. A ação terá uma extensa programação com apresentações em diversos estilos, rodas de conversa, oficinas e exibições de documentários.
As atividades vão ocorrer em teatros, centros culturais, praças, Instituições de Longa Permanência (ILP) e escolas da cidade, tudo com entrada gratuita. O evento começa nesta segunda-feira (11), com a circulação de espetáculo no Centro Cultural Boa Vista.
Ainda nesta segunda (11), o público poderá participar da roda de conversa “Nos passos da Escolha: Trajetórias que Inspiram” no Centro de Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi, com a participação de artistas renomados que transformaram a dança em profissão. A programação da estreia ainda inclui uma aula de dança contemporânea com Renata Bardazzi, bailarina do Balé da Cidade de São Paulo.
A abertura oficial da mostra está marcada para esta terça-feira (12), no Teatro Doutor Armando de Ré, com apresentações de companhias e escolas locais como o Balé da Cidade de Suzano, Escola Arte Dança Suzano, Escola Livres para Dançar, La Art Espaço Artístico, Núcleo de Danças Urbanas Profart e Studio MB. Entre os destaques da programação estão os espetáculos ao ar livre na Praça dos Expedicionários, no Parque Municipal Max Feffer e no Parque Municipal de Conservação Ambiental Professora Bianca Carla Nunes da Silva, o Parque do Mirante, oferecendo ao público apresentações em espaços alternativos, com atividades que incluem também aulas abertas de ritmos, flashback e street dance com professores convidados.
O evento também terá oficinas de dança do ventre, além de rodas de conversa sobre danças populares e folclóricas árabes realizadas pelo Grupo Profissional Dança&Charme, como contrapartida da Política nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (Pnab). A edição de 2025 também traz como novidade a exibição do documentário “Raízes do Movimento: A Dança como Patrimônio Vivo de Suzano – Quando a Dança vira Raiz, Memória e Futuro”, produzido pelo Ateliê de Imagens em parceria com a Secretaria de Cultura.
O filme resgata a trajetória da dança na cidade, abordando sua consolidação como expressão cultural, política e afetiva. As sessões acontecem em diferentes datas e locais, como o Centro Cultural Boa Vista, o Centro de Artes e Esportes Unificado Alberto de Souza Candido, do Jardim Gardênia Azul, e a Casa de Cultura Professor Luiz Antonio da Silva, em Palmeiras.
A Mostra de Dança de Suzano se estende até o dia 27 de agosto (quarta-feira), com atividades acontecendo quase todos os dias em diversos pontos da cidade.