A Prefeitura de Mogi das Cruzes divulgou que o número de reclamações sobre o transporte coletivo municipal apresentou queda significativa em julho deste ano. De acordo com dados da Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito, foram registradas 61 ocorrências no mês, contra 91 em fevereiro, o que representa uma redução de 38,4%.
Segundo a administração municipal, a queda nos índices é resultado de um monitoramento mais detalhado das demandas, reclamações e sugestões dos usuários. Esse acompanhamento vem sendo utilizado em estudos técnicos e também serve como base para fiscalizações e notificações às empresas que operam o serviço.
Entre janeiro e julho de 2025, foram contabilizadas 519 reclamações feitas pelos canais oficiais da Prefeitura, como o aplicativo Colab, telefone e WhatsApp da Secretaria. Além disso, a participação da população vem crescendo: 58 sugestões de melhorias foram enviadas no mesmo período.
Últimas Notícias
- Cinema gratuito ao ar livre exibe filmes nesta sexta (15) e sábado (16) no Conjunto Jefferson da Silva, em Mogi das Cruzes; até a pipoca é grátis
- Tolerância zero: quatro procurados pela Justiça são presos pela polícia em diferentes bairros de Mogi das Cruzes em um único dia
- Prefeitura de Mogi das Cruzes realizará mutirão de castrações gratuitas no Jardim Piatã; veja detalhes e como inscrever-se
Dois pontos que apresentaram melhorias expressivas foram os atrasos e o comportamento dos motoristas. As queixas sobre atrasos caíram de 37 registros em fevereiro para apenas 8 em julho, uma queda de 78,3%. Já as reclamações relacionadas à conduta dos motoristas passaram de 26 para 20 no mesmo período, redução de 30%. No acumulado do ano, foram 142 registros sobre esse tema.
Como parte das ações para aprimorar o serviço, a Secretaria intensificou as capacitações com os operadores do sistema, com apoio da equipe de educação para o trânsito e segurança viária.
Atualmente, o transporte coletivo municipal de Mogi das Cruzes conta com 81 linhas, atende 107 bairros e transporta cerca de 2,7 milhões de passageiros por mês.
Os moradores podem continuar registrando reclamações, solicitações ou sugestões pelo aplicativo Colab, ou pelo telefone (11) 4798-5122, que também oferece atendimento via WhatsApp.